Notícias Diocesanas

Natividade Sede da Forania

Aos vinte e sete dias do presente mês de agosto de 2013, aconteceu, na Paróquia de Nossa Senhora da Natividade, em Natividade do Tocantins, a reunião de instalação da Forania de Natividade que compreenderá as Paróquias de Nossa Senhora da Natividade, Mons. Jones Ronaldo do Espirito Santo Pedreira; Paróquia de Santa Ana, Chapada da Natividade, Pe. Adriano José Ferreira; Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Conceição do Tocantins, Irmãs Pastorinhas; Paróquia de Santo Antônio, Pe. José Francisco Ferreira, São Valério da Natividade; Paróquia de Santa Ana, Pe. Jaine Gomes de Melo, Silvanópolis e por fim, a presença ilustre do Reitor do Santuário Diocesano do Bonfim, Pe. Joatan Bispo de Macedo. Nesta reunião estiveram presentes todos os membros natos (supracitados). E ainda, Dom Romualdo Matias Kujawski, Bispo diocesano; Mons. Juarez Gomes, vigário geral; Pe. Alex Daniel, assessor de pastoral da diocese.

Iniciou-se a reunião com uma oração e motivação feita pelo Bispo Dom Romualdo que destacou algumas inquietações levantadas pelos padres da Forania de Campos Belos, Goiás, tais como: qual o plano que a diocese tem para a pastoral e para aonde estamos caminhando?

Dom Romualdo salientou que a pastoral diocesana precisa decolar em nossa diocese e fez menção as palavras do papa Francisco aos bispos: precisamos sair de si e ir ao encontro do outro, precisamos caminhar nas exigências da CNBB, sobretudo agora com a criação do novo regional Norte III. Nesta perspectiva, destacou que nossa atividade pastoral deve ser mais concreta e existencial.

Citou como exemplo, uma atividade realizada pelo vigário forâneo de Palmeirópolis, que após a Jornada Mundial da Juventude saiu em missão com os jovens em sua paróquia. Em uma missa especial Padre Edivaldo Roberto entregou certificado de participação neste grandiosíssimo evento no Rio de Janeiro. Estes jovens impelidos pelo ardor missionário se dividiram em grupos de evangelização do povo no município, “isso é sair de si”, lembrou o bispo. Outra ação de nossa pastoral são as orientações com medidas do uso bebidas alcoólicas e boates nas próximas romarias do Senhor do Bonfim.

Em partilha, para dinamizar a pastoral de nossa diocese, Mons. Jones relatou que muitas de nossas estruturas ficaram caducas devido ao tempo e que é preciso um novo dinamismo pastoral para corresponder aos desafios atuais. O mais importante ficou que é o amor à Palavra de Deus que vai alimentando a nossa Fé. Mons. Jones apoiou a ideia das foranias porque elas permitem maiores partilha e proximidade das comunidades evoluindo para a pastoral orgânica cada qual com suas qualidades e particularidades que formam comunhão da igreja paroquial com a diocesana e com a Igreja do Brasil.

Dom Romualdo, disse-nos que o fio condutor da pastoral diocesana é o processo de iniciação á vida cristã do nosso povo. Disse-nos ainda que urga em nossa diocese mais comunhão e unidade pastoral, por isso a criação das foranias para um melhor desempenho da ação evangelizadora de nossa diocese.

Nesta reunião tivemos como prioridade a eleição do vigário forâneo e assessores da Família, da Juventude e Vocacional. Foram eleitos, de modo consensual o Vigário Forâneo, o Pe. Adriano, e respectivamente o Pe Francisco, Ir. Flora e Pe. Jaine, a confirmar.

Após isto, seguiu-se a pauta onde o bispo pediu a participação das paróquias no Primeiro Congresso Missionário do Tocantins que acontecerá em Guaraí nos dias 18 a 20 de outubro, deste ano. A taxa de inscrição para esse Congresso Missionário é de R$ 50,00 (Cinquenta Reais). Dom Romualdo relembrou as palavras do Sumo Pontífice de que as instituições religiosas sejam instituições pastorais e não meramente administrativas. Ainda, exortou aos párocos que façam assembleias paroquiais para levantamento das pastorais ativas nas paróquias.

Relembrou aos padres que o Sínodo Diocesano nos permite caminhar pastoralmente, por isso é de suma importância a participação das paróquias no VI Sínodo Diocesano, cuja reflexão será sobre a Juventude, que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro em Aliança do Tocantins. Em relação à seguinte sessão do sínodo, a última deste ano, está marcada para o dia 22 e 23 de novembro, juntamente com a Romaria da Juventude. Estes eventos acontecerão no Santuário do Senhor do Bonfim.

Destacou-se também, a importância da presença dos padres na semana de formação para o clero, que acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro, em Gurupi no Centro de Treinamento Dom Alano. O tema será “Relações humanas e entrosamentos”, o assessor para esta formação será o Pe. Linoel da diocese de Tocantinópolis.

Também, impeliu aos párocos para cumprirem o compromisso assumido com as doações imobiliárias para o seminário propedêutico de São José, que deverá ser reinaugurado em meados de fevereiro de 2014, lembrando que teremos no dia 8 e 9 de novembro próximo, o segundo encontro vocacional em Porto Nacional no Seminário Diocesano São José.

Fica para nossa reflexão o tema do Congresso Missionário do Tocantins: “Igreja: Fé e Vida em Missão”. E lembrem-se, a experiência e a verdade, são os elementos que dão sentido à evangelização. Evangelizamos para transformar este mundo em que vivemos em Reino de Deus, através da boa notícia, Jesus Cristo Salvador. Todos os homens e mulheres, pecadores ou santos, são destinatários do Evangelho.

Pe. Alexsandro Daniel, assessor diocesano de pastoral.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

julho 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Presbitera…
3
4
5
6
7
8
9
  • Ordenação …
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This