VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Nossa Senhora de Pancheraccia, outra «Lourdes da Córsega!

A Córsega (França) está inteiramente voltada para a Virgem Maria e acolhe inúmeras igrejas e capelas consagradas a Nossa Senhora. Entre elas, a Igreja Nossa Senhora de Pancheraccia, situada na parte oriental da Île de Beauté (Ilha da Beleza), cujo santuário domina o mar, visível à distância.

É neste lugar remoto que, no século XVIII, a Virgem Maria apareceu a uma criança, que se encontrava perdida e com muita sede. A Madona a fez cavar a terra num determinado lugar, do qual brotou uma fonte, e disse que desejava que uma capela fosse construída naquele local. A fonte se revelou milagrosa e Nossa Senhora de Pancheraccia se tornou, aos olhos de muitos, a “Lourdes da Córsega”. Os peregrinos são cada vez mais numerosos. A principal peregrinação anual acontece no dia 8 de setembro, festa da Natividade de Maria.

História da aparição: “No decorrer do século XVIII, uma jovenzinha entre doze e catorze anos tinha ido para uma pequena floresta, perto da aldeia de Pancheraccia. Como ela estava perdida e já era hora de retornar a casa, ela começou a chorar. De repente, a Santíssima Virgem apareceu, perguntando-lhe por que chorava. A criança respondeu: Eu me perdi e estou com muita sede. A Virgem cavou um buraco no chão, fez jorrar um pouco d´água e disse: ‘Beba esta água e vá dizer às pessoas desta aldeia que construam uma capela aqui’. ‘Sim ─ disse a menina ─, mas as pessoas não vão acreditar em mim’. E a Santíssima Virgem lhe respondeu: ‘Como prova, eis um sinal indelével de cruz em sua mão, e daqui a um ano, você não pertencerá mais a este mundo’.

O fato confirmou essa profecia. A aldeia de Pancheraccia contava apenas com duzentas almas. Mas todos puseram mãos à obra: o maqui foi desmatado, a rocha foi nivelada e a capela foi construída para a Madona de Pancheraccia. Por volta do ano 1850, a antiga estátua foi substituída por outra, em mármore branco, venerada até os dias de hoje: Ela representa a Santíssima Virgem, de pé, carregando em seu braço esquerdo o menino Jesus, que tem o mundo em suas mãos.”

Madonna de Pancheraccia

Pelerinages

ASSINE NOSSA NEWSLETTER