VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Nossa Senhora do Quebec, para a glória da Virgem Maria

Um dos melhores exemplos da influência católica na América do Norte é a basílica-catedral Nossa Senhora do Quebec, sede ativa da Arquidiocese de Quebec. Localizada neste lugar, desde 1647, devastada duas vezes por incêndios, esta catedral é dedicada à glória da Virgem Maria. O corpo de François de Laval, o primeiro bispo de Quebec, encontra-se inumado em sua cripta. Em 2013, a porta santa sancionada pelo Vaticano foi instalada.

Mais modesta, mas igualmente importante para os paroquianos e visitantes locais, é a Notre-Dame des Victoires (Nossa Senhora das Vitórias), situada na cidade baixa de Quebec. Concluída em 1723, e magnífica, pela simplicidade e acessibilidade, está localizada na Place Royale, no coração da antiga cidade.

Se tiveres a sorte de estar na cidade de Quebec, em dias próximos a 24 de junho, procura ir até lá no dia da festa de São João. Os primeiros colonos franceses já celebravam a festa da Natividade de São João Batista, no início dos anos 1600, e hoje em dia, 24 de junho é feriado nacional. O papa Pio X declarou São João Batista como padroeiro dos canadenses franceses, em 1908.

Catholic Sentinel

ASSINE NOSSA NEWSLETTER