No contexto do movimento nas redes sociais em referência da nossa Catedral de Porto Nacional, declaro para os devidos fins o seguinte:
- Nunca pensei em transferir a Catedral da Diocese de Porto Nacional para outra cidade ou igreja. A nossa centenária Catedral sempre foi, é e sempre será a Igreja Matriz para a cidade de Porto Nacional e de toda a nossa extensa Diocese;
- Sobre nenhum pretexto nunca pensei de tirar da Catedral a sede paroquial. A Catedral é a Igreja do Bispo administrada pelo Pároco, que pode também ser chamado o Cura da Catedral;
- Nossa Senhora das Mercês é a nossa Padroeira;
- O Papa Francisco nos convida a irmos ao encontro dos irmãos e irmãs que estão nas periferias das nossas cidades. Nesse sentido, como Bispo Diocesano estou aberto para ouvir e acolher com carinho a todas às sugestões do Povo de Deus e dos nossos Sacerdotes, que se referem em melhoria da nossa assistência pastoral.
Peço desculpas pelo eventual mal entendido se surgiu, e rogo a nossa Padroeira: Senhora das Mercês, para que o espirito positivo, o empenho e a unidade entre nós possa acelerar o crescimento do Reino de Deus.
Nossa Senhora das Mercês rogai por nós.
Dom Romualdo Matias Kujawski
Bispo Diocesano de Porto Nacional – TO
Porto Nacional, 09 de março de 2014.