VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

“O abraço da Mãe é essencial”

O Papa Francisco celebrou a Santa Missa, nesta terça-feira (01/01/2019) ─ Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus ─, na Basílica de São Pedro. Na homilia, o Pontífice assim lembrou o papel de nossa Mãe, Maria:

“Na vida fragmentada de hoje, onde nos arriscamos a perder o fio da meada, é essencial o abraço da Mãe.

Há tanta dispersão e solidão por aí! O mundo está todo conectado, mas parece cada vez mais desunido. Precisamos nos confiar à nossa Mãe celeste. Na Sagrada Escritura, Ela abraça muitas situações concretas e está presente onde há necessidade: vai encontrar a prima Isabel, socorre os esposos de Caná, encoraja os discípulos no Cenáculo…” ─ enumera Francisco.

“Maria é remédio para a solidão e a desagregação. É a Mãe da consolação, a Mãe que ‘consola’: está com quem se sente só. Ela sabe que, para consolar, não bastam palavras; é necessária a presença. E Maria está presente como mãe.

(…) Permitamos-lhe que abrace a nossa vida. Por fim, ‘deixemo-nos tomar pela mão’, (…) Mas hoje, quantos filhos, seguindo por conta própria, perdem a direção, creem-se fortes e extraviam-se e, livres, tornam-se escravos! Quantos, esquecidos do carinho materno, vivem ranzinzas e indiferentes a tudo! Quantos, infelizmente, reagem a tudo e a todos com veneno e maldade! (…)

‘Deus não prescindiu da Mãe: por esta razão nós precisamos dela’. Ele nos doou a sua Mãe e não num momento qualquer, mas quando estava pregado na cruz: ‘Eis a tua mãe’ (Jo 19, 27), disse Ele ao discípulo, a cada discípulo. Nossa Senhora não é opcional: deve ser acolhida na vida. Ela é a Rainha da paz, que vence o mal e guia pelos caminhos do bem, que devolve a unidade entre os filhos e que educa para a compaixão.”

Francisco concluiu, pedindo a Maria que nos tome pela mão, que nos ajude a superar “as curvas mais fechadas da história”, a “descobrir os laços que nos unem”, a nos reunir “sob o seu manto, na ternura do amor verdadeiro, onde se reconstitui a família humana”.

Vatican News

ASSINE NOSSA NEWSLETTER