VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

O ano jubilar de Nossa Senhora de La Vang, no Vietnã

Milhares de fieis se uniram no santuário de Nossa Senhora de La Vang (centro do Vietnã), nos dias 14 e 15 de agosto de 2018, para celebrar a Assunção da Virgem Maria. Quatro bispo e centenas de sacerdotes concelebraram as missas organizadas durante a reunião em La Vang.

Monsenhor Pierre Nguyen Van De, bispo de Thai Bingh, confiou à assembleia, durante a celebração, que a Virgem Maria e seus ancestrais viveram a misericórdia divina e a colocaram em ação. Os mártires do Vietnã apresentaram seus testemunhos à misericórdia divina com coragem, ao preço de suas próprias vidas, para que nós pudéssemos ganhar a vida eterna ─ afirmou. Mais de 300 mil católicos sofreram e foram mortos devido à sua fé, entre os séculos XVII e XIX. Entre eles, 117 mártires foram canonizados pelo Papa São João Paulo II, em 19 de junho de 1988.

O Santuário nacional é um dos principais sítios católicos, no Vietnã, local onde os fieis se dirigem em peregrinação, durante todo o ano jubilar de 2018, criado para celebrar o trigésimo aniversário da canonização dos mártires. As celebrações continuarão até 24 de novembro, dia da comemoração dos 117 Santos, mártires do Vietnã, precedentemente beatificados em 4 diferentes ocasiões, por três Pontífices diferentes: 64 deles pelo Papa Leão XIII em 1900; 28 por Pio X em 1906 e 1909; 25 por Pio XII em 1951.

Nós não devemos guardar a vida eterna para nós mesmos, mas devemos levá-la aos outros, porque esta é a missão que nos foi confiada pelo Cristo ─ declarou Monsenhor Nguyen Van De, em sua homilia.

A Igreja do Vietnã conta com sete milhões de católicos, integrando uma população de 95 milhões de habitantes.

Mepasie

ASSINE NOSSA NEWSLETTER