VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Depois de dias de Recolhimento e Oração,o Clero Diocesano Finaliza Retiro.

Na noite da última segunda-feira, na Comunidade Sementes do Verbo, em Palmas-TO, deu-se início ao retiro canônico anual do Clero da Diocese de Porto Nacional. O retiro foi pregado pelo Chanceler da Cúria da Arquidiocese de Belém do Pará, Pe. Jaime Sidônio. Dom Romualdo, Bispo Diocesano acolheu a todos os sacerdotes e diáconos presentes.

Até o presente momento já foram quatro importantes reflexões, que levaram os presentes a analisarem o olhar de Jesus, a partir de três importantes figuras do Evangelho: o Jovem Rico, Judas e Pedro. Pe. Jaime nos convidou a “resgatar o sentido do amor, a partir do olhar misericordioso de Jesus.” A segunda reflexão convidou aos presentes a refletir sobre a renúncia: “O sentido está no Amor que acompanha a renúncia!” A terceira reflexão foi a partir da imagem evangélica da Mulher Samaritana. Pe. Jaime refletiu: “A Samaritana se encantou por Jesus e abandonou seu cântaro, símbolo da vida velha, e se tornou testemunha do amor de Jesus.” A quarta reflexão, já na manhã de quarta-feira, dia de São José, partiu de respostas ao questionamento: “Que se faz necessário para Cuidar da profunda renovação interior? Em primeiro lugar, devemos ter uma vida de conversão.” Pe. Jaime ainda disse: “Só a verdadeira fé é capaz de superar as crises, os fracassos. Só ela podemos nos impulsionar no caminho de conversão, com os olhos fixos em Jesus Cristo.”

Pela tarde, o Senhor Bispo, Sacerdotes e Diáconos se prepararam para a Santa Missa Solene, em honra a São José, na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional. O tempo da Quaresma é o tempo propício de reflexão e de conversão!

A Solene Celebração Eucarística em honra a São José, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Romualdo Matias.  A homilia, feita pelo Pe. Jaime, Chanceler da Cúria da Arquidiocese de Belém -PA, convidou aos presentes para-se unir em comunhão e oração com todo o clero diocesano. Dom Romualdo recebeu apoio e conforto, através de uma carta assinada pelo clero, para que todos os problemas enfrentados sejam superados. Ao final da Santa Missa, o Sr. Bispo fez alguns esclarecimentos aos presentes, afastando os rumores de que a Catedral seria reduzida a cúria ou transferida de lugar. Em seguida, o clero retornou á Palmas para a continuação do retiro.

Depois de dias de intensa oração e recolhimento, que conduziu o clero diocesano a uma reflexão sobre o caminho de conversão, termina o retiro canônico do Clero da Diocese de Porto Nacional.
Na manhã desta quinta-feira, se iniciou com a oração das Laudes e, em seguida, Pe. Jaime fez sua última reflexão, iniciada a partir de uma memória ao Documento Porta Fidei e, logo depois foi feito um convite ao clero de dirigir o olhar a Maria, que continua a nos dizer: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”
Portanto, com a Celebração Eucarística, se encerrou o Retiro do Clero, do ano de 2014! A caminhada quaresmal deve nos conduzir a um constante estado de conversão ao Senhor, para que inspirados por Maria, possamos também ouvir, acolher e colocar em prática a Palavra de Deus!
Deus os abençoe!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER