Notícias Diocesanas

Depois de dias de Recolhimento e Oração,o Clero Diocesano Finaliza Retiro.

Na noite da última segunda-feira, na Comunidade Sementes do Verbo, em Palmas-TO, deu-se início ao retiro canônico anual do Clero da Diocese de Porto Nacional. O retiro foi pregado pelo Chanceler da Cúria da Arquidiocese de Belém do Pará, Pe. Jaime Sidônio. Dom Romualdo, Bispo Diocesano acolheu a todos os sacerdotes e diáconos presentes.

Até o presente momento já foram quatro importantes reflexões, que levaram os presentes a analisarem o olhar de Jesus, a partir de três importantes figuras do Evangelho: o Jovem Rico, Judas e Pedro. Pe. Jaime nos convidou a “resgatar o sentido do amor, a partir do olhar misericordioso de Jesus.” A segunda reflexão convidou aos presentes a refletir sobre a renúncia: “O sentido está no Amor que acompanha a renúncia!” A terceira reflexão foi a partir da imagem evangélica da Mulher Samaritana. Pe. Jaime refletiu: “A Samaritana se encantou por Jesus e abandonou seu cântaro, símbolo da vida velha, e se tornou testemunha do amor de Jesus.” A quarta reflexão, já na manhã de quarta-feira, dia de São José, partiu de respostas ao questionamento: “Que se faz necessário para Cuidar da profunda renovação interior? Em primeiro lugar, devemos ter uma vida de conversão.” Pe. Jaime ainda disse: “Só a verdadeira fé é capaz de superar as crises, os fracassos. Só ela podemos nos impulsionar no caminho de conversão, com os olhos fixos em Jesus Cristo.”

Pela tarde, o Senhor Bispo, Sacerdotes e Diáconos se prepararam para a Santa Missa Solene, em honra a São José, na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional. O tempo da Quaresma é o tempo propício de reflexão e de conversão!

A Solene Celebração Eucarística em honra a São José, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Romualdo Matias.  A homilia, feita pelo Pe. Jaime, Chanceler da Cúria da Arquidiocese de Belém -PA, convidou aos presentes para-se unir em comunhão e oração com todo o clero diocesano. Dom Romualdo recebeu apoio e conforto, através de uma carta assinada pelo clero, para que todos os problemas enfrentados sejam superados. Ao final da Santa Missa, o Sr. Bispo fez alguns esclarecimentos aos presentes, afastando os rumores de que a Catedral seria reduzida a cúria ou transferida de lugar. Em seguida, o clero retornou á Palmas para a continuação do retiro.

Depois de dias de intensa oração e recolhimento, que conduziu o clero diocesano a uma reflexão sobre o caminho de conversão, termina o retiro canônico do Clero da Diocese de Porto Nacional.
Na manhã desta quinta-feira, se iniciou com a oração das Laudes e, em seguida, Pe. Jaime fez sua última reflexão, iniciada a partir de uma memória ao Documento Porta Fidei e, logo depois foi feito um convite ao clero de dirigir o olhar a Maria, que continua a nos dizer: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”
Portanto, com a Celebração Eucarística, se encerrou o Retiro do Clero, do ano de 2014! A caminhada quaresmal deve nos conduzir a um constante estado de conversão ao Senhor, para que inspirados por Maria, possamos também ouvir, acolher e colocar em prática a Palavra de Deus!
Deus os abençoe!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

maio 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Diácono Ad…
2
3
4
  • Pastoral d…
5
6
7
8
  • Crisma
9
10
11
  • Compromiss…
12
13
14
15
  • Crisma
16
  • Crisma
17
18
  • Encontro d…
19
20
21
  • Par. Divin…
22
  • Crisma
23
  • Crisma
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This