O Senhor está perto

“Et Verbum carum factum est, et habitavit in nobis: et vidimus gloriam ejus, gloriam quase Unigeniti a Patre, plenum gratiae et Veritatis.”(Jo 1, 14)

No último domingo, dia 17 de dezembro, celebramos o 3.º Domingo do Advento, em que a Liturgia nos convidou à Alegria do Espírito, conforme pudemos observar já na Antífona de Entrada: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!”

Esta é uma grande verdade: O Senhor está perto! Já estamos concluindo o Tempo do Advento, tempo de expectativa, e em breve celebraremos a grande festa da Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. As leituras da Liturgia nos ofereceram alguns caminhos práticos para que o nosso coração esteja pronto para acolher Jesus:

1.º “Estai sempre alegres!” (I Tes 5, 16)– A alegria, dom do Espírito Santo, precisa estar constantemente em nossas vidas, pois a vinda do Senhor é certa e não tardará. O Papa emérito Bento XVI, no Angelus do 3.º Domingo do Advento –Gaudete, dia 16 de dezembro de 2007, nos disse assim: “Portanto, a alegria cristã brota desta certeza: Deus está próximo, está comigo, está conosco, na alegria e no sofrimento, na saúde e na doença, como amigo e esposo fiel. E esta alegria persiste também nas provações, no próprio sofrimento, e não permanece na superfície, mas no profundo da pessoa que se recomenda a Deus e n’Ele confia.”

2.º -O segundo caminho vem ao encontro às palavras do Papa. Não podemos paralisar diante dos problemas ou dificuldades. Por isso São Paulo nos convida: “Dai graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vontade de Deus, no Cristo Jesus, a vosso respeito.” (I Tes 5, 18). Dar graças a Deus significa louvar. Louvar nada mais é do que se dobrar diante de Deus e reconhecer a nossa pequenez diante da grandeza de Deus. É um constante renovar de nossas esperanças, acreditando que o Senhor quer sempre o melhor para nós e agirá no tempo certo. Nossa vida deve ser cheia de um constante louvor a Deus, em todas as circunstâncias.

3.º -“Orai sem cessar.” (I Tes 5, 17).O caminho da oração é o caminho mais curto para nos encontrarmos com o Senhor. Orar é falar com Deus, apresentar a Ele nossa vida, nossos anseios e também nossas dores, acreditando que Ele não nos abandona em tempo algum. São Tomás de Aquino disse que todas as graças que o Se­nhor, desde toda a eternidade, determinou conceder-nos, não as quer conceder a não ser por meio da oração. “A oração é necessária”, disse o santo, “não para que Deus conheça as nos­sas necessidades, mas para que fiquemos conhecendo a neces­sidade que temos de recorrer a Deus, reconhecendo-O como o único autor de todos os bens”.

Que Nossa Senhora Aparecida interceda para que sejamos livres de toda a maldade, e nos permita viver este Natal com alegria, vigilantes na oração e ação de graças, confiando ao Senhor o ano de 2018, na certeza de que pela graça da Efusão do Espírito Santo, estejamos com o coração aberto para acolher o Senhor Jesus, que está batendo à porta de nossos corações.

Feliz Natal e um Ano Novo repleto da graça de Deus!

Com minha bênção,
Pe. Heldeir Gomes Carneiro.
Coordenador Nacional do Ministério Cristo Sacerdote