Notícias das Paróquias e Foranias

Padre Eldinei Carneiro lança seu segundo livro “Uma reflexão sobre a Ética Filosófica”

Pe. Eldinei Carneiro lançou no último sábado (18/05) na Sede da AGL, centro de Gurupi, sua obra: “Uma reflexão sobre a Ética Filosófica” no 3º Festival de Lançamento Coletivo de Títulos  Literários promovido pela  Academia Gurupiense de Letras.

O lançamento além do Padre Eldinei Carneiro  teve ainda a presença de mais de 24 (vinte e quatro) autores, e também a presença de  autoridades locais como: Vice Prefeita Dolores Nunes, Profº. Robertão Presidente da Academia de Letras de Gurupi e Profº. José Maciel Secretário Geral.

A programação a princípio teve homenagens a  Lourdes Decorações e sanfoneiro Manoel do Enxu, presta serviços voluntário para a Academia de Letras, o pároco também fez uma oração inicial e homenagem a todas as mães.

Segundo o autor Pe. Eldinei Carneiro a Ética é muito importante porque trabalha o modo de ser, a conduta do ser humano, o caráter, e a ética tem a função especulativa porque ela busca a verdade última para as pessoas, e tem função normativa porque ela estabelece normas para a boa convivência social, e prática porque ela serve para orientar o ser humano e conduzí-lo para o caminho da virtude.

O livro “Uma Reflexão sobre a Ética Filosófica” está organizado em cinco capítulos, este não é o primeiro livro de Eldinei Carneiro lança o seu primeiro livro foi ”O Espaço da Liberdade Humana Segundo a Veritatis Splendor de João Paulo II” que foi lançado em 2018 pela também pela Academia de Letras. O pároco ocupa a 33ª Cadeira na Academia Gurupiense de Letras.

Histórico Vocacional do Padre Eldinei Carneiro

Pe. Eldinei da Silva Carneiro Neto, nasceu em 03 de janeiro de 1983, em Santa Rosa do Tocantins-TO. É filho de Elze Rodrigues Neto e Elza da Silva Carneiro Neto. Foi batizado na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, no Bonfim em 15 de agosto de 1984. Recebeu sua 1º Eucaristia no dia 11 de outubro de 1997 na capela de São Sebastião em Santa Rosa do Tocantins.

Celebrou sua Crisma na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional no dia 24 de junho de 2000. Durante a infância e a juventude frequentou o Oratório São João Bosco.

Estudou na Escola Estadual Professor Zacharias Nunes da Silveira, onde fez todo o Ensino Fundamental. No dia 28 de janeiro de 2000 mudou-se para Porto Nacional e ingressou no Seminário São José, cursando o Ensino Médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus.

No dia 18 de fevereiro de 2003 começou a caminhada acadêmica no Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo, em Palmas – TO pelo Centro de Estudos Superiores Mater Dei, cursando filosofia e em fevereiro de 2005 iniciou-se o curso de Teologia, onde o concluiu em 2008. Ordenado Diácono no dia 05 de julho de 2008 (Catedral Nossa Senhora das Mercês – Porto Nacional). Foi ordenado Sacerdote no dia 27 de dezembro de 2008 (Ginásio de Esportes Edilton Nunes Araújo – Santa Rosa do Tocantins – TO).

Em Porto Nacional – TO foi Vice-reitor e professor do Seminário São José e professor no Colégio Sagrado Coração de Jesus de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso. Em 08 de fevereiro de 2008 foi nomeado Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Ponte Alta, na cidade de Ponte Alta do Tocantins, onde morou até 06 de Agosto de 2010.

No dia 03 de julho de 2010 tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Abadia, em Taguatinga – TO, a missa foi presidida por Dom Romualdo Matias Kujawski.

Em agosto de 2012 foi enviado à Roma  para fazer mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense – (Academia Alfonsiana), onde o conclui em junho de 2014. Pe. Eldinei foi Coordenador Diocesano de Pastoral, Professor no Seminário São José, em Porto Nacional. Também foi Assistente Eclesiástico da Casa de Maria, em Porto Nacional –TO.  Ainda teve um programa religioso (Fé e Vida) na Rádio Porto Fm, 87,90, em Porto Nacional – TO.

Atualmente é Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Gurupi-TO, desde 01 de janeiro de 2016. É apresentador do Programa Despertar em Cristo, na Rádio 95,90. Na Diocese de Porto Nacional é Animador Diocesano Vocacional. Ainda foi membro do Conselho Presbiteral. É professor titular de Filosofia e Teologia no Seminário Maior Divino Espírito Santo – Centro de Estudos Superiores Mater, em Palmas- TO. Escreveu sua primeira obra intitulada: “O espaço da liberdade humana na vida moral segundo a Veritatis Splendor de João Paulo II”, lançada em Santa Rosa do Tocantins – TO, do dia 31 de maio de 2015.

Em 03 de janeiro de 2016, Dom Romualdo Matias, Bispo de Porto Nacional, o empossou como Novo Pároco da Paróquia Santo Antônio de Gurupi – TO, onde tem apresentado um trabalho de evangelização com dinamismo, humildade e sabedoria divina, destaca-se por servir dos meios de comunicação como ferramentas de anúncio do Evangelho.

Desenvolve um trabalho social com uma pastoral da Igreja e um movimento eclesial. A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), que tem a finalidade de acompanhar a vida do idoso, com uma atenção psicológica, social e religiosa. Já com a Sociedade São Vicente de Paula (S.S.V.P), conhecida como os vicentinos, tem o objetivo de assistir as famílias mais carentes da comunidade, o trabalho é realizado no terceiro sábado de cada mês, com entrega de cestas básicas e outros alimentos perecíveis.

Recebeu no dia 01 de dezembro de 2018, a posse como imortal, aonde assumiu uma cadeira como membro da Academia Gurupiense de Letras (AGL).

Na Câmara Municipal de Gurupi, no dia 06 de dezembro a Moção de Aplausos pelos relevantes trabalhos sociais, religiosos e literários.

É muito conhecido por ministrar formação nas Paróquias, Palestras e Conferências nas Escolas e Ambientes Públicos. É acadêmico do VI Período Matutino do Curso de Direito da Unirg – Universidade de Gurupi – TO.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por: Adriana Castelo Branco

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

janeiro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
  • Núcleo Lux…
27
28
29
30
31
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This