Padre Marcos Tavoni é nomeado bispo para diocese no sul do Piauí

Ordenação será no dia 1º de março, às 8h30, na Catedral Metropolitana de Brasília.

Da Redação: Raimunda Carvalho

Após um ano à frente da Paróquia Cristo Redentor, em Brasília, padre Marcos Antônio Tavoni, 46 anos, natural de São Carlos (SP), será ordenado no dia 1º de março, às 8h30, na Catedral Metropolitana da capital do País, como bispo da diocese de Bom Jesus de Gurguéia, no Piauí. Tavoni assume a diocese no dia 28 de março.

Os principais bispos ordenantes serão: o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, o de Belém, dom Alberto Taveira, e o de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães.

Segundo o site “Tudo com Jesus… nada sem Maria, diocese é uma porção do povo de Deus confiada ao pastoreio do bispo com a cooperação do presbítero, de modo tal que, unindo-se ela a seu pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia, reunida por ele no Espírito Santo, constitua uma Igreja particular, na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo, uma, santa, católica e apostólica.

Para o padre, o novo chamado de Deus é um desafio. “Será um grande desafio, mas recebi com muita alegria a nova missão. Nós sempre esperamos ser indicados para um cargo maior, mas fui pego de surpresa. Espero corresponder ao chamamento do papa Francisco para fazer parte do colégio episcopal”, ressaltou.

O lema para o episcopado do novo bispo é “Apascenta as minhas ovelhas”. “As ovelhas estão agora no sul Piauí para onde Deus está me enviando. Eu apenas vou cuidar delas, mas o Pastor mesmo é o Senhor”, disse o padre, lembrando que o pontífice o nomeou dia 23 de dezembro de 2013 e a imprensa oficial da igreja católica, que fica no Vaticano, publicou dia 15 de janeiro.

Por 15 anos Tavoni exerceu a função de pároco das paróquias Divino Espírito Santo, hoje, Catedral de Palmas, na igreja Santo Antônio de Pádua, Santa Teresa d’Ávila e São João Batista, da Logoa do Tocantins. “Há confirmação da presença de fiéis de Palmas na minha ordenação. Dividir o momento ímpar da minha ordenação, com quem me acompanhou por todo este tempo, será muito gratificante”, enfatizou.

O padre, que é um dos percussores do Caminho Neocatecumenal no Estado, desde que foi nomeado recebeu o título de monsenhor.

Catedral de Brasília
A Catedral de Brasilia, onde o padre Tavoni será ordenado bispo, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculo estrutural do engenheiro Joaquim

monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958.

O campanário é composto por quatro grandes sinos, doado pela Espanha, completa o conjunto arquitetônico. A cobertura da nave tem um vitral composto por dezesseis peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os pilares de concreto.

O altar foi doado pelo papa Paulo VI e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida (SP).

Guardando a principal porta de entrada estão quatro esculturas em bronze, com três metros de altura, do italiano Alfredo Ceschiatti. São os quatro evangelistas — Lucas, Mateus, Marcos e João, foram eles que escreveram os quatro Evangelhos considerados canônicos pela maioria das confissões cristãs. João está separado porque era o querubim de Jesus e foi destaque em toda a história sagrada.

Arquidioceses de Palmas e Belém

CT tentou contato com dom Pedro Brito Guimarães, para que ele comentasse a nomeação do padre Marcos Tavoni, mas a Arquidiocese informou que ele está participando do segundo seminário de formação presbiterial em São Paulo. De acordo com a residência episcopal de Belém, dom Alberto Taveira está de férias.

Perfil
Padre Marcos Tavoni foi ordenado a padre em 1996. Em 1997, ele foi enviado em missão à Arquidiocese de Palmas. Além de pároco de algumas igrejas na Capital, ele também ocupou outras funções pastorais na Arquidiocese da Capital. Foi reitor do Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo e do Centro de Estudos Superiores Mater Dei, professor de Teologia e diretor espiritual da Casa Marta, centro destinado à recuperação de adolescentes grávidas, reitor do Centro de Evangelização da Casa de Maria e secretário do Conselho Presbiterial por dois períodos e vigário episcopal da região São Pedro, região central de Palmas.