Sem categoria

Papa encoraja a cultura do encontro e fala do Natal aos pequenos da Ação Católica

2013-12-20 Rádio Vaticana

 Um encorajamento a favorecer sempre a “cultura do encontro” foi dirigido hoje pelo Papa Francisco, ao receber no Vaticano um número grupo de funcionários do Cerimonial Diplomático da República Italiana e também da Embaixada da Itália junto da Santa Sé. Agradecendo-lhes pelo ajuda que (disse) prestam ao seu ministério, o Papa Francisco observou que todo o trabalho destes funcionários diplomáticos tem como objetivo fazer com que os Representantes dos países, assim como das Organizações e Instituições Internacionais se possam encontrar no modo mais profícuo. Um serviço muito importante!

“O aspecto propriamente cerimonial, o mais visível, é finalizado aquilo que não aparece, ou seja, o incremento de relações positivas, baseadas no conhecimento recíproco, no respeito, na busca comum de caminhos de desenvolvimento e de paz”.
No caso específico da Itália – observou ainda o Papa – há que considerar que a nação é conhecida no mundo como sinónimo de cultura, de arte, de civilização. É neste contexto que os funcionários diplomáticos italianos hão-de dar também o seu contributo para a cultura do encontro, para que tal património seja valorizado para o bem comum daquela que Paulo VI chamava a civilização do amor.
O Santo Padre recebeu também, nesta sexta de manhã um grupo de adolescentes da Ação Católica Italiana. O Papa convidou-os a viverem o Natal como a festa da presença de Deus que vem até ao meio de nós para nos salvar.
“O nascimento de Jesus não é uma fábula, é uma história que aconteceu mesmo, em Belém, há dois mil anos. A fé faz-nos reconhecer naquele Menino, nascido da Virgem Maria, o verdadeira Filho de Deus, que se fez homem por nosso amor”.
“Este Menino mostra a fidelidade e a ternura do amor ilimitado com que Deus nos circunda. É por isso que fazemos a festa do Natal”.
Sempre nesta manhã, o Santo Padre recebeu também, em audiências sucessivas:
– o Núncio Apostólico na Índia e no Nepal, D. Salvatore Pennacchio; – o Arcebispo Prelado de Loreto e Delegado Pontifício para aquele santuário mariano de Itália, D. Giovanni Tonucci;
– o novo Embaixador do Gana, James Bebaako-Mensah, para a apresentação das Cartas Credenciais; e, finalmente, – a Professora Ilaria Morali.

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

abril 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
  • Forania de…
8
9
10
11
12
  • Assembleia…
13
14
15
16
  • Voo: LA 45…
17
18
  • Diaconato
19
20
  • Forania Ta…
21
  • Forania Ca…
22
23
24
25
26
27
28
29
  • Pastoral d…
30

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This