VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Papa encoraja a cultura do encontro e fala do Natal aos pequenos da Ação Católica

2013-12-20 Rádio Vaticana

 Um encorajamento a favorecer sempre a “cultura do encontro” foi dirigido hoje pelo Papa Francisco, ao receber no Vaticano um número grupo de funcionários do Cerimonial Diplomático da República Italiana e também da Embaixada da Itália junto da Santa Sé. Agradecendo-lhes pelo ajuda que (disse) prestam ao seu ministério, o Papa Francisco observou que todo o trabalho destes funcionários diplomáticos tem como objetivo fazer com que os Representantes dos países, assim como das Organizações e Instituições Internacionais se possam encontrar no modo mais profícuo. Um serviço muito importante!

“O aspecto propriamente cerimonial, o mais visível, é finalizado aquilo que não aparece, ou seja, o incremento de relações positivas, baseadas no conhecimento recíproco, no respeito, na busca comum de caminhos de desenvolvimento e de paz”.
No caso específico da Itália – observou ainda o Papa – há que considerar que a nação é conhecida no mundo como sinónimo de cultura, de arte, de civilização. É neste contexto que os funcionários diplomáticos italianos hão-de dar também o seu contributo para a cultura do encontro, para que tal património seja valorizado para o bem comum daquela que Paulo VI chamava a civilização do amor.
O Santo Padre recebeu também, nesta sexta de manhã um grupo de adolescentes da Ação Católica Italiana. O Papa convidou-os a viverem o Natal como a festa da presença de Deus que vem até ao meio de nós para nos salvar.
“O nascimento de Jesus não é uma fábula, é uma história que aconteceu mesmo, em Belém, há dois mil anos. A fé faz-nos reconhecer naquele Menino, nascido da Virgem Maria, o verdadeira Filho de Deus, que se fez homem por nosso amor”.
“Este Menino mostra a fidelidade e a ternura do amor ilimitado com que Deus nos circunda. É por isso que fazemos a festa do Natal”.
Sempre nesta manhã, o Santo Padre recebeu também, em audiências sucessivas:
– o Núncio Apostólico na Índia e no Nepal, D. Salvatore Pennacchio; – o Arcebispo Prelado de Loreto e Delegado Pontifício para aquele santuário mariano de Itália, D. Giovanni Tonucci;
– o novo Embaixador do Gana, James Bebaako-Mensah, para a apresentação das Cartas Credenciais; e, finalmente, – a Professora Ilaria Morali.

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER