Sem categoria

Papa fala da essência dos cristãos e reitera que Igreja é para todos

Em homilia na Casa Santa Marta, Francisco lembrou que todos são convidados a fazer parte da Igreja e participarem da festa que tem Deus como protagonista

Da Redação, com Rádio Vaticano

A essência do cristão é um convite à festa; a Igreja não é só para as pessoas boas, mas o convite a fazer parte dela é para todos. Na Missa desta terça-feira, 5, na Casa Santa Marta, essas foram as reflexões centrais do Papa Francisco.

As leituras do dia, segundo o Santo Padre, mostram a carteira de identidade do cristão. Ele lembrou que, antes de tudo, a essência cristã é um convite gratuito que vem de Deus. “O cristão é aquele que foi convidado a uma festa, à alegria de ser salvo, à alegria de ser resgatado, de participar da vida com Jesus. Esta é uma alegria”.

Citando a Carta aos Romanos, da Primeira Leitura, Francisco mostrou como esta é uma festa de unidade, para a qual foram convidados todos, bons e maus. O que se faz é uma comunidade com os diversos dons reunidos, pois cada um tem uma qualidade, uma virtude.

“A festa se faz levando aquilo que eu tenho em comum com todos. Participa-se da festa, totalmente. Não se pode entender a existência cristã sem esta participação. É uma participação de todos nós. (…) Ou você entra com tudo ou você fica de fora. Você não pode fazer uma seleção: a Igreja é para todos, começando pelos marginalizados”.

Mas conforme narrado no Evangelho do dia, o Papa observou que, depois de um tempo, os convidados começam a encontrar desculpas para não ir à festa. Estes, na verdade, são cristãos que se contentam em ficar na lista dos convidados, o que Francisco diz não ser suficiente, pois não participam da grande festa.

“Entrar na Igreja é fazer comunidade, comunidade da Igreja; é participar de tudo aquilo que temos das virtudes, das qualidades que o Senhor nos deu, no serviço de uns pelos outros. Entrar na Igreja é estar disponível àquilo que o Senhor Jesus nos pede”, explicou.

E em meio a isso tudo está a generosidade de Deus, capaz de entender mesmo aquele que recusa seu convite. Segundo o Pontífice, Deus entende estas pessoas e as espera, porque é misericordioso. “Peçamos ao Senhor esta graça: entender bem como é belo ser convidado à festa, estar com todos e partilhar com todos as próprias qualidades, como é belo estar com Ele”.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

maio 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Diácono Ad…
2
3
4
  • Pastoral d…
5
6
7
8
  • Crisma
9
10
11
  • Compromiss…
12
13
14
15
  • Crisma
16
  • Crisma
17
18
  • Encontro d…
19
20
21
  • Par. Divin…
22
  • Crisma
23
  • Crisma
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This