Sem categoria

Papa nomeia brasileiro para integrar Comissão de Tutela dos Menores

O Papa Francisco confirmou o Cardeal capuchinho Seán O’Malley como Presidente da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores (PCTM). Francisco também nomeou os 16 membros da instituição, acrescentando nove novos integrantes.

Um dos novos nomeados é o brasileiro Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, co-fundador da Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica com mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos e presente em 15 países do Ocidente ao Oriente.

Além de Nelson, foram também divulgados, na manhã de sábado (17/02), os nomes dos seguintes membros:

Prof. Benyam Dawit Mezmur (Etiópia); Ir. Arina Gonsalves, RJM (Índia); Dr. Neville Owen (Austrália); Sra. Sinalelea Fe’ao (Tonga); Prof. Myriam Wijlens (Países Baixos); Prof. Ernesto Caffo (Itália); Ir. Jane Bertelsen, FMDM (UK); e Sra. Teresa Kettelkamp (USA).

Os sete integrantes que já pertenciam à Comissão e foram reconfirmados são:
Dr. Gabriel Dy-Liacco (Filipinas); Dom Luis Manuel Alì Herrera (Colômbia); Pe. Hans Zollner, SJ (Alemanha); Prof. Hanna Suchocka (Polônia); Ir. Kayula Lesa, RSC (Zâmbia); Ir. Hermenegild Makoro, CPS (África do Sul); Mons. Robert Oliver (USA).

Segundo declarou o Cardeal O’Malley, arcebispo de Boston (EUA), “o nosso Santo Padre, Papa Francisco, assegurou a continuidade do trabalho da Comissão, que é ajudar as Igrejas locais de todo o mundo em seu esforço de proteger as feridas de todas as crianças, jovens e adultos vulneráveis”.

Oito homens e oito mulheres foram escolhidos pelo Papa por sua competência e experiência
Desta nova composição, (assim como também da inicial), fazem parte vítimas de abusos sexuais por parte de membros do clero. Como é de praxe, elas mantêm o direito de não revelar publicamente suas experiências.

“ A PCTM crê firmemente que a sua privacidade seja um valor a se respeitar ”

Escutar as pessoas que foram abusadas. A Igreja precisa ouvir a sua voz
Como decidido pelos membros fundadores na Plenária de setembro de 2017, a nova Comissão e sua equipe começarão o novo mandato ouvindo e aprendendo diretamente de quem sofreu abusos, membros de suas famílias e pessoas que os ajudaram a superá-los.

Em abril, a primeira Assembleia Plenária
A sessão de abertura da Plenária iniciará com um encontro a portas fechadas com pessoas que passaram por experiências de abuso. Os integrantes analisarão propostas para promover um diálogo continuativo com as vítimas em todo o mundo.

Criar uma cultura de tutela: o maior desafio
A missão especifica da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores é levar propostas ao Papa de melhores iniciativas práticas para proteger os menores e adultos vulneráveis e promover a responsabilidade local nas Igrejas particulares para a proteção de crianças, jovens e adultos vulneráveis.

Nos últimos quatro anos, a PCTM trabalhou com quase 200 dioceses e comunidades religiosas de todo o mundo para incrementar a conscientização sobre o crime dos abusos e educar as pessoas para a necessidade de tutelar casas, paróquias, escolas, hospitais e outras instituições.

Fonte:(Texto e foto: Vatican News)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

setembro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This