VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

PARA UMA IGREJA SINODAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE

 CONGREGACIÓN PARA LOS OBISPOS COMISIÓN PONTIFICIA PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE

 LAGO GUADALUPE, 25 NOVEMBRO 2021

Qual é o sonho de uma Igreja Sinodal? Uma nova moda? Uma estratégia de comunicação? Uma ideologia disfarçada de programa pastoral? Um método para a conversão missionária da Igreja?

 Podemos multiplicar as perguntas e dúvidas sobre o significado do sonho do Papa Francisco de uma Igreja sinodal. Muitos estão entusiasmados, outros desaceleram e criticam suspeitar de alguma trama. A realidade é simples: o Papa acredita no Espírito Santo e quer que aprendamos a ouvi-lo melhor em todos os níveis da Igreja, desde o último bairro das grandes metrópoles da América Latina até o cume do colégio de pastores, através de paróquias, universidades, associações, camponeses, movimentos populares, cultural e social, etc.

 Ouvir o que o Espírito Santo está dizendo a todos assume que cada um é ouvido com atenção, sem pressa, sem ideias ou pré conceitos pré concebidos, sem induzir no momento da consulta o que gostaríamos de promover como igreja modelo. O Papa Francisco não está interessado em um novo modelo da Igreja. O Papa Francisco está interessado na fé do povo santo de Deus. Ele está interessado na fé dos batizados e daqueles a serem batizados, enquanto muitos de nossos projetos e sonhos muito generosos e valiosos, por sinal, às vezes esquecem o que constitui a dignidade fundamental do santo povo de Deus: a certeza da fé!

 E, claro, o Papa espera que, a partir da experiência da fé, todos possamos contribuir para renovar nossos corações, nossos cuidados pastorais e nossas estruturas para que a Igreja possa viver cada vez mais de acordo com o estilo de Jesus todos os dias.

 Quantas vezes no Evangelho Jesus diz ao homem ou mulher que se aproxima dele para curar: “Sua fé te salvou!” O caso mais típico é talvez o leproso samaritano que, uma vez curado, retorna a prostrar-se diante do Mestre para agradecer, enquanto os outros nove, Galileu, ficaram satisfeitos sem mais um dia com sua cura milagrosa (cf. Lc 17:11-19). “Sua fé o salvou”, diz Jesus ao samaritano, acrescentando então ao milagre da hanseníase curada, o outro milagre da fé, muito mais importante. Pois só este samaritano acabou recebendo o que Jesus veio dar a todos: fé!

 Fé como uma relação pessoal com Ele, fé como reconhecimento e rendição à Sua Pessoa, salvando a fé no único Salvador do mundo. Uma Igreja sinodal é uma Igreja que caminha na fé, que é inseparável da esperança e da caridade, em busca de Jesus que caminha em direção a Jerusalém em busca de dar sua vida por sua própria, para que eles possam ter vida e vida em abundância (Jn 10:10). Este lema e kerygma que nos acompanha na missão continental de Aparecida, o Papa Francisco não parou de pregar de Buenos Aires, e em Roma, com Evangelii Gaudium, Laudato Si’, Gaudete et Exultate, Querida Amazônia e Fratelli Tutti.

 Ele não espera desta Assembleia Eclesial um novo programa pastoral, mas um novo e forte impulso para a missão continental que sabemos que está inacabado. Ele espera desta bela iniciativa do CELAM uma oportunidade para uma conversão pessoal, pastoral, sinodal e missionária, uma nova escuta do Espírito Santo que quer levar todos para o encontro pessoal com Cristo, em ir para os mais pobres que têm fome e sede por Cristo, mais do que qualquer outra coisa.

 Cristo, Caminho, Verdade e Vida é o horizonte intransponível de uma Igreja Sinodal. O mesmo Cristo vivo de ontem, hoje e sempre (cf. Heb 13:8) que foi anunciado apaixonadamente por missionários e comunidades cristãs por cinco séculos neste continente. Uma evangelização que deu unidade a este continente, uma unidade que foi forjada no sangue de muitos mártires. Não esqueçamos, no entanto, um fato capital que não podemos relegar às margens de nossa escuta sinodal. Cristo queria ser proclamado nestas terras de forma singular, popular, terna e decisiva por uma mulher mestiça, graciosa e imprevisível, vinda do céu como um milagre, uma mulher missionária, mas inculturada, professora de fé e sabedoria divina, compassiva e atraente, uma mulher eclesial e sinodal: Nossa Senhora de Guadalupe, que em sua maior aparição em 1531 no morro de Tepeyac, iniciou a coroa de milhares de outros santuários marianos no continente.

 Caros participantes desta Assembleia Eclesial, uma Igreja Sinodal na América Latina será mariana ou não será. Eu não digo isso por mera devoção, eu digo isso para os fatos que requerem pensar sobre o futuro da América Latina à luz do caminho mariano de nossas igrejas ao longo dos séculos. A experiência de São Juan Diego em conhecer a Virgem de Guadalupe, em trazer boas notícias ao Bispo Zumárraga, e no final, ao estar disponível para construir comunhão e reconciliação, nos educa na verdadeira sinodalidade que pode renovar a Igreja.

 A participação, a comunhão, a missão são as três dimensões de uma Igreja Sinodal que o Papa Francisco esboçou para nos guiar na escuta do Espírito Santo. Participação significa despertar a fé, para que todos possamos partir em nosso caminho, para que possamos ir a Jesus, para que possamos encontrar Maria ao lado de sua Cruz, para que possamos nos reunir na Sala Superior para receber a Comunhão com seu corpo e sangue, para que possamos sair às ruas para testemunhar sua ressurreição e proclamar as maravilhas de seu Espírito de vida nova e eterna,

 A vida dos ressuscitados participou e celebrou nosso batismo. Despertar a fé, receber o dom da comunhão trinitária no banquete eucarístico, compartilhar com todos, desde a caridade, a graça de serem discípulos de Jesus, indo para os mais pobres, que são tão necessitados do pão de esperança como do pão de cada dia.

 Ser verdadeiros discípulos significa ser missionários porque se não sentimos vontade de transmitir Jesus como boas notícias do Reino já começaram, isso significa que não o encontramos, que não o conhecemos, que não sabemos a diferença entre ser curado da hanseníase e ser curado da incredulidade. “Sua fé o salvou!” Caros participantes desta Assembleia Eclesial do continente latino-americano, não duvido que o Espírito Santo esteja nos movendo em direção a uma Igreja sinodal de acordo com o impulso do Papa Francisco e do próprio CELAM.

 Sou muito grato pela oportunidade de pronunciar estas palavras de fé e esperança aqui da minha responsabilidade como Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Quero parabenizar a CELAM pelo esforço implantado nesta complexa e criativa organização em tempos de pandemia. Sei que as diferentes Igrejas da região também não puderam se preparar para esta Assembleia continental, mas estou convencido de que essa vasta consulta do Povo de Deus ajudará a incentivar o processo sinodal que o Papa Francisco está promovendo em seu grande sonho de conversão missionária da Igreja.

 Ele nos ensina de Aparecida e Evangelii Gaudium que a fé cristã é um dom, é uma imensa graça que é recebida com gratidão, que nenhum ato de caridade se perde, que cada esforço da sinodalidade contribui para a construção de novos caminhos de participação, comunhão e missão, configurando assim de forma concreta o Corpo de Cristo que é a Igreja. Vamos responder à sua visão evangelizadora com nossos corações apaixonados pelo Reino e comprometidos com a justiça e a verdade neste mundo.

 Queridos irmãos e irmãs, antes de concluir, ouso acrescentar uma nota de convicção pessoal sobre vocações em uma Igreja sinodal. O Evangelho nos pede que oremos para que o Senhor do país envie trabalhadores para suas messe (Mt 9:38). Ouvir o Espírito Santo e responder cometendo-nos significa: vocação! É por isso que aproveito este momento da Assembleia para lançar a todo o continente latino-americano e caribenho oferece um desafio vocacional, para que nossa jornada sinodal possa ser uma das pessoas batizadas comprometidas.

 Queridos amigos, da testemunha da Guadalupana e de todos os santuários marianos, do testemunho dos conhecidos e desconhecidos mártires de nossos povos, da oração dos santos e heróis que evangelizaram as Américas, eu levanto minha voz em união com todos os pastores, para que possamos seguir Cristo profundamente em todas as nossas vocações de batismo, leito, matrimonial, sacerdotisa e vida consagrada.

 Faço esta chamada vocacional, em primeiro lugar, em nome da Santíssima Trindade em que fomos e somos batizados, o que nos chama à comunhão fraternal e eclesial, que nos chama a uma fé ousada e corajosa que testemunha Cristo no mundo, como leigos, como pessoas consagradas, como sacerdotes e condices de dea,  para serem discípulos missionários em todos os níveis. Gostaria de compartilhar com vocês que estou pessoalmente muito comprometido com a promoção de um Simpósio Mundial sobre o Sacerdócio Ministerial e sobre o Sacerdócio Comum dos Fiéis a ser realizado em Roma nos próximos 17 a 19 de fevereiro, com o objetivo de estimular a reflexão teológica e o compromisso vocacional com ênfase especial no batismo. que é a base de todas as vocações.

 Convido você a consultar o site da organização: www.communiovocation.com onde você encontrará todos os dados do programa e a possibilidade de participar pessoalmente e eventualmente online. Uma Igreja Sinodal está viva se tiver uma consciência vocacional, ou seja, uma consciência para responder ao seu Senhor com fé viva, gratidão, disponibilidade, entusiasmo pelo Evangelho, um desejo sincero de dar a vida por algo que valha a pena. O sonho sinodal do Papa Francisco não é ideológico, nem estratégico, utópico ou mediador, é sim um sonho paternal, mariano, integral ecológico, missionário e fraterno, esperançoso para toda a humanidade.

 Compartilhemos seu sonho profético da fé viva que temos em Maria Mais Santa que sabe ouvir, quem sabe agradecer e acima de tudo quem sabe se entregar totalmente com alegria, pelo amor a Cristo e sua Igreja.

Obrigado!
Cardeal Marc Ouellet

ASSINE NOSSA NEWSLETTER