VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Paróquia Santo Antônio em Monte Alegre- GO, Realiza Campanha Missionária-2016

Nesta terça feira (25/10), aconteceu no espaço múltiplo-uso- CRAS a realização do 4º e 5º Encontros da Campanha Missionária/2016 que traz como tema: “Cuidar da casa comum é nossa missão”, com os seguintes enfoques: Cooperar com a missão em todo o planeta e O protagonismo das crianças e adolescentes.  Estiveram à frente a Pastoral do Dízimo e Equipe de Catequese, que abordaram a disponibilidade para o chamado de Deus e a abertura para quebrar as barreiras que nos impedem de ir ao encontro do outro. Neste encontro a comunidade contou a participação da palestrante Profª Ms. Fátima Gonçalves Takahashi.

Como nos mostra o Decreto Conciliar Ad Gentes de 07 de dezembro de 1965, a Igreja de Jesus Cristo tem uma natureza missionária e para alcançar a amplitude dos necessitados em todo planeta, se faz necessário à união de todos os povos, independentemente de denominação religiosa, em prol do compromisso com palavra de Deus que nos diz: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15), levando em consideração que o primeiro passo para uma grande transformação se dá dentro do contexto a qual está inserido (casa, município).

Para enfatizar a unidade no que diz respeito à prática da missão, o evento contou com a presença e participação das missionárias Débora e Denise (mãe e filha), representantes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão, que nos levou a reflexão sobre a importância do servir. Em suma, foi um momento de troca de experiências e de aprendizado para os presentes que são chamados à missão da evangelização e a cuidar da Casa Comum que é um bem de todos e para todos.

Na sexta feira (29/10) foram realizados o 6º e 7º encontros com os seguintes enfoques: Igreja misericordiosa e samaritana, e O convite para uma conversão ecológica, ministrados pela  Pastoral da Esperança, Terço dos Homens e Ministros Extraordinários da Comunhão, que salientaram a importância da misericórdia na vida do Cristão e os cuidados com o planeta. A Pastoral da Esperança, (Prof. Marinalva Oliveira) levantou questionamentos sobre o rompimento da barragem de Mariana (MG), fatos que causou o maior desastre ecológico do país e trouxe graves consequências para a comunidade local, observando que esse tipo de ambição e falta de planejamento, mata, exclui e destrói a Mãe Terra. “A economia não deveria ser um mecanismo de acumulação, mas a condigna administração da Casa Comum”. Em sua missão, a Igreja se depara com as consequências desse sistema econômico que provoca exclusão social.

O 8º e 9º encontro e o encerramento do evento aconteceram no domingo (30/10) pela manhã.  Para condução dos temas (Amazônia: um teste para a Igreja e A sociedade e Juventude Missionária e a busca do Bem Viver) foram convidados a Pastoral da Liturgia e o Grupo de Jovens.  A Pastoral Litúrgica (Prof.ª Lilian Ribeiro) deu enfoque a situação em que se encontra a Amazônia e qual a importância da mesma para o planeta.  Esta foi uma abordagem de caráter conclusivo das tarefas propostas pelos encontros anteriores sendo de suma importância para os jovens. Neste momento eles tiveram a oportunidade de partilhar as experiências vividas nas visitas realizadas a pessoas idosas, doentes, na arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos para a doação natalina. Após o encerramento das atividades foi servido o almoço a todos os presentes. O grupo concluiu a Campanha com a primeira Ação Missionária concreta, distribuindo 40 refeições para moradores da cidade e a arrecadação de cestas básicas, brinquedos e roupas que serão doados posteriormente.

PASCOM – Pastoral da Comunicação

Paróquia Santo Antônio

Monte Alegre de Goiás

ASSINE NOSSA NEWSLETTER