Notícias das Paróquias e Foranias

Paróquia Santo Antônio em Monte Alegre- GO, Realiza Campanha Missionária-2016

Nesta terça feira (25/10), aconteceu no espaço múltiplo-uso- CRAS a realização do 4º e 5º Encontros da Campanha Missionária/2016 que traz como tema: “Cuidar da casa comum é nossa missão”, com os seguintes enfoques: Cooperar com a missão em todo o planeta e O protagonismo das crianças e adolescentes.  Estiveram à frente a Pastoral do Dízimo e Equipe de Catequese, que abordaram a disponibilidade para o chamado de Deus e a abertura para quebrar as barreiras que nos impedem de ir ao encontro do outro. Neste encontro a comunidade contou a participação da palestrante Profª Ms. Fátima Gonçalves Takahashi.

Como nos mostra o Decreto Conciliar Ad Gentes de 07 de dezembro de 1965, a Igreja de Jesus Cristo tem uma natureza missionária e para alcançar a amplitude dos necessitados em todo planeta, se faz necessário à união de todos os povos, independentemente de denominação religiosa, em prol do compromisso com palavra de Deus que nos diz: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15), levando em consideração que o primeiro passo para uma grande transformação se dá dentro do contexto a qual está inserido (casa, município).

Para enfatizar a unidade no que diz respeito à prática da missão, o evento contou com a presença e participação das missionárias Débora e Denise (mãe e filha), representantes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão, que nos levou a reflexão sobre a importância do servir. Em suma, foi um momento de troca de experiências e de aprendizado para os presentes que são chamados à missão da evangelização e a cuidar da Casa Comum que é um bem de todos e para todos.

Na sexta feira (29/10) foram realizados o 6º e 7º encontros com os seguintes enfoques: Igreja misericordiosa e samaritana, e O convite para uma conversão ecológica, ministrados pela  Pastoral da Esperança, Terço dos Homens e Ministros Extraordinários da Comunhão, que salientaram a importância da misericórdia na vida do Cristão e os cuidados com o planeta. A Pastoral da Esperança, (Prof. Marinalva Oliveira) levantou questionamentos sobre o rompimento da barragem de Mariana (MG), fatos que causou o maior desastre ecológico do país e trouxe graves consequências para a comunidade local, observando que esse tipo de ambição e falta de planejamento, mata, exclui e destrói a Mãe Terra. “A economia não deveria ser um mecanismo de acumulação, mas a condigna administração da Casa Comum”. Em sua missão, a Igreja se depara com as consequências desse sistema econômico que provoca exclusão social.

O 8º e 9º encontro e o encerramento do evento aconteceram no domingo (30/10) pela manhã.  Para condução dos temas (Amazônia: um teste para a Igreja e A sociedade e Juventude Missionária e a busca do Bem Viver) foram convidados a Pastoral da Liturgia e o Grupo de Jovens.  A Pastoral Litúrgica (Prof.ª Lilian Ribeiro) deu enfoque a situação em que se encontra a Amazônia e qual a importância da mesma para o planeta.  Esta foi uma abordagem de caráter conclusivo das tarefas propostas pelos encontros anteriores sendo de suma importância para os jovens. Neste momento eles tiveram a oportunidade de partilhar as experiências vividas nas visitas realizadas a pessoas idosas, doentes, na arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos para a doação natalina. Após o encerramento das atividades foi servido o almoço a todos os presentes. O grupo concluiu a Campanha com a primeira Ação Missionária concreta, distribuindo 40 refeições para moradores da cidade e a arrecadação de cestas básicas, brinquedos e roupas que serão doados posteriormente.

PASCOM – Pastoral da Comunicação

Paróquia Santo Antônio

Monte Alegre de Goiás

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

setembro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This