Paróquia São José de Dianópolis divulga Brasão Oficial

A Paróquia São José de Dianópolis-TO, realizou no IV KAIRÓS a divulgação do Brasão Oficial, com intuito de se indentificar e divulgar a Paróquia. O brasão contém vários formatos, tendo eles para Chancela Carimbo, PNG, Artes e entre outros.

“Escudo eclesiástico partido em asna: primeiro de sinople, com uma pomba de asas estendidas de argente, bicada e armada de jalde, sustentando em sua garra destra uma chave de argente e outra de jalde na garra sinistra, postas em saltor com os mecanismos voltados para cima, acompanhada em ponta de uma rosa heráldica senestrada de um ramo de flor de nardo, ambos de jalde; segundo do último, com um esquadro de carpinteiro com o ângulo em chefe de sépia. O escudo está pousado sobre uma cruz hastil simples de jalde. Sob o escudo, brocante a ponta da cruz, um listel de argente forrado de sépia, com a legenda “ILLE AVGEBIT” em capitais de sable.”

SIGNIFICADO

O simbolismo do brasão está ligado à história e missão da Paróquia São José da cidade de Dianópolis. A cidade era chamada, desde os tempos de arraial, de São José do Duro. Duro era uma simplificação de D’Ouro, uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. A Diocese de Porto Nacional foi erigida canonicamente em 20 de dezembro de 1915, através da Bula Pontifícia Apostolatus Officium do Papa Bento XV. A criação da Paróquia data do mesmo dia, consequentemente, a história da diocese e da paróquia estão intimamente ligadas. Paróquia São José, 7 de Dezembro de 2019, Dianópolis-TO.

Kaique Cardoso- (Comunicador Social PSJ)