Paróquias realizam formação da Campanha da Fraternidade 2020

Com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da temática da Campanha da Fraternidade 2020, com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-33). As Paróquias Nossa Senhora da Conceição Pe. Luiz Antônio Guimarães e São Judas Tadeu Pe. Domingos Maciel, se uniram na última segunda-feira (02), para uma formação, participaram comunidade em geral e pastorais e movimentos das respectivas paróquias e teve também a participação do Vigário Forâneo, Pe. Eldinei Carneiro.

Este ano, somos convidados a olhar, de modo mais atento e detalhado, para a vida. O tema vida emerge em nossos dias como um clamor que brota de tantos corações que sofrem de inúmeras formas e da criação que se vê espoliada (L,n. 53).

O Pe. Edisley Batista, coordenador Diocesano de Pastoral, da Diocese de Porto Nacional, foi o palestrante de acordo com ele a Campanha da Fraternidade desde ano nos leva a pensar, refletir sobre as indigências do próximo, ver, sentir ter compaixão cuidar apresenta-se como um autêntico programa Quaresmal.

Ainda segundo Pe Edisley devemos pensar como queremos ser perante as necessidades dos mais carentes, devemos ter compaixão assim como Jesus teve, romper com a indiferença e só podemos romper a indiferença quando temos compaixão.

A Campanha da Fraternidade deseja fermentar uma cultura de cuidado, da responsabilidade da memória e da proximidade estabelecendo uma aliança  contra todo tipo de indiferença e ódio.

Uma das representações de “bom samaritano dos nossos tempos” é a Santa Dulce dos Pobres, o Anjo Bom da Bahia. Por isso, sua imagem é apresentada em perspectiva de destaque no cartaz da CF. Na ilustração, as pessoas que a cercam simbolizam uma população vulnerável, que clama por vida em plenitude. É possível perceber também a pluralidade que engloba diferentes faixas etárias, etnias e outras particularidades típicas de uma população multicultural, em um país com dimensões continentais como o Brasil.

Gurupi – To; 04 de Março de 2020

PASCOM – Pastoral da Comunicação-Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.