Notícias das Paróquias e Foranias

Participe da Santa Missa e Via Sacra toda sexta-feira durante a quaresma

Nesta última sexta-feira (08/03), ás 19h iniciou a Santa Missa com as orações da Via Sacra na Matriz de Santo Antônio em Gurupi, fiéis participaram dando início a mais uma quaresma que nos convida a conversão e a um tempo de oração e reflexão. a VIA SACRA é um momento para os fiéis católico relembrar toda a trajetória de penitência e doação da vida de Jesus pela salvação de toda a humanidade, ou seja, a razão de estarmos hoje na sua criação por todo o milênio. A Via Sacra com a Santa Missa acontecerá todas as sextas-feiras na Matriz ás 19h até a última sexta-feira da quaresma. Todos estão convidados.

Mas o que é a Via Sacra?

Por “Via Sacra” entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que levou o Senhor do Pretório de Pilatos até o monte Calvário; são formadas por  quatorze estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo. Desde os primórdios do cristianismo os fiéis se dedicam a viverem cada parte da história que conta como foi a condenação, morte e ressurreição de Cristo Jesus no meio da humanidade há mais de dois mil anos.

Como surgiu o termo Via Sacra?

Sua origem se deu  na época das Cruzadas (séculos XI/XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI.

O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos Evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra é uma  recomendação pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

E como se reza a Via Sacra?

Segundo o site aleteia é muito simples rezar a Via Sacra e leva apenas alguns minutos veja:

Oração inicial
Senhor, concede-me a graça de compartilhar contigo o caminho da cruz, penetrar teus pensamentos e sentimentos: o que pensavas, o que sentias enquanto carregavas a cruz pela humanidade, por mim?  Ajuda-me a compreender um pouco mais do que esta via dolorosa significou para ti. Com a minha pequenez, eu me atrevo a caminhar contigo nestas estações, deixando-me impressionar pela contemplação do teu mistério, buscando teu olhar de dor, de agonia, de morte, de paz.

Jaculatória antes e depois de cada estação
Antes de cada estação: “Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo”.
Depois  cada estação: “Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição”.
1ª estação: Jesus é julgado, acusado falsamente, caluniado, abandonado pelos seus amigos e injustamente condenado à morte.
Oração: Guardaste silêncio. Ó Jesus silencioso, ensina-me a calar e a guardar silêncio, inclusive no sofrimento!
2ª estação: Jesus carrega a cruz. Com grande amor a abraça. Nela, expiará nossos pecados. Ele pensa em nós e caminha rumo ao calvário.
Oração: Jesus, ensina-me a compreender tuas palavras: “Se alguém quiser me seguir, tome sua cruz e siga-me”.
3ª estação: Jesus não aguenta mais, suas forças diminuem e Ele cai pela primeira vez.
Oração: Jesus, dá-me forças para levantar-me das minhas quedas. Anima meus desânimos.
4ª estação: Jesus encontra sua Mãe. A dor de ver sua Mãe sofrendo lhe abre mais feridas no coração. No entanto, ao mesmo tempo, ver o olhar amoroso de Maria o consola.
Oração: Maria, que vencendo todo respeito humano foste capaz de consolar teu Filho no caminho do calvário, ajuda-me a experimentar teu olhar nas minhas dificuldades e aflições.
5ª estação: O cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz.
Oração: Jesus, assim como Simão te ajudou a carregar a cruz, ajuda-me nas minhas fraquezas e dificuldades.
6ª estação: O rosto desfigurado de Jesus comove o coração de uma mulher e, com um lenço, ela o enxuga cuidadosamente.
Oração: Jesus, grava tua imagem em meu coração, e que eu sempre me lembre dela.
7ª estação: Jesus, sob o peso da cruz, cai pela segunda vez.
Oração: Jesus, que não te cansem minhas constantes quedas!
8ª estação: O Senhor aceita a vã compaixão das filhas de Jerusalém.
Oração: Jesus, ajuda-me a aprender que carregar tua cruz é muito mais que todas as honras da terra.
9ª estação: Jesus cai pela terceira vez.
Oração: Jesus, que eu não perca a esperança quando experimentar a tua cruz na minha vida.
10ª estação: O Senhor é despojado das suas vestimentas.
Oração: Jesus, despojado de tudo, por amor a mim, ajuda-me a desprender-me, por amor a ti, de todas as criaturas, para que Tu sejas meu único tesouro.
11ª estação: Jesus é crucificado.
Oração: Jesus, que carregaste a cruz sem reclamar, concede-me jamais queixar-me por coisas inúteis, nem de ninguém, nem interiormente.
12ª estação: O Senhor morre na cruz.
Oração: Jesus, ajuda-me a aceitar de todo coração o tipo de morte que pensaste para mim, a aceitá-la com todas as suas angústias, penas e dores. Concede-me nesse momento unir-me à tua morte e oferecer a minha como consumação do meu caminho rumo a ti, aqui na terra.
13ª estação: O corpo de Jesus é tirado da cruz e recebido por Maria.
Oração: Jesus, que eu possa estar nos braços de Maria nos momentos mais difíceis da minha vida, e experimentar a proteção amorosa da tua santa Mãe.
14ª estação: Jesus é depositado no sepulcro.
Oração: Maria, minha Mãe, assim como João te fez companhia como um filho após a morte de Jesus, que eu possa sempre estar contigo, com os mesmos sentimentos do discípulo amado de Jesus.
Oração final
Senhor, que a meditação das tuas dores e sofrimentos destrua minha soberba, suavize meu coração e o prepare para receber teu inesgotável amor e perdão. Que, consciente das minhas quedas e defeitos, em meio às minhas penas e trabalhos, eu te busque sempre e que, contemplando teu coração aberto e ferido por amor a mim, eu possa mergulhar nele como uma gota de água, e me perca para sempre na imensidão da tua misericórdia. Amém.

Fonte: https://cleofas.com.br/

https://pt.aleteia.org

Imagens: Google

Por: Adriana Castelo Branco

PASCOM

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

abril 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
  • Forania de…
8
9
10
11
12
  • Assembleia…
13
14
15
16
  • Voo: LA 45…
17
18
  • Diaconato
19
20
  • Forania Ta…
21
  • Forania Ca…
22
23
24
25
26
27
28
29
  • Pastoral d…
30

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This