Notícias Diocesanas

Pastoral da Criança realiza Assembleia Diocesana em Porto Nacional.

Durante três dias, de sexta a domingo, entre 19 e 21 de setembro de 2014 foi realizado a Assembleia Diocesana da Pastoral da Criança no Seminário São José, sede da Diocese de Porto Nacional no Estado de Tocantins, que contou com a presença de líderes de ramo, coordenadores de setor, palestrantes, ministrantes de oficinas culturais e convidados.

O Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Eldinei da Silva Carneiro Neto participou da assembleia e na manhã de sábado ministrou palestra sobre missão, evangelização, inteligência e motivação para o trabalho da Pastoral da Criança. A Diocese de Porto Nacional englobam 44 municípios do Tocantins, o que realça a Assembleia da Pastoral da Criança como sendo um evento de abrangência diocesana.

Na ocasião foram apresentados momentos de espiritualidade e partilha com relatos de experiências, seguido de apresentação de relatórios, prestação de contas, planos de ação (planos de ramo e de setor), avaliação e planejamento para o exercício de 2015.

A coordenadora estadual da Pastoral da Criança no Tocantins, a profa. de Educação Infantil Erdileia Araújo Santana, 41 anos, de Palmas, avalia a assembleia de  2014 e planejamento para  2015 como sendo um evento de partilha de ações e o reflexo do trabalho nas bases com a atuação de cada líder nas comunidades de suas cidades. Erdileia relata a espiritualidade como momentos de troca e aprofundamento da missão pastoral de cada um e a interação carinhosa e prestativa entre as lideranças. Destaca ainda a participação de todos na assembleia como excelente e a importância do trabalho de apoio da equipe de setor da Diocese (Antonina, Irmã Lúcia, Fátima, Lúcia Rocha, Erdileia e Pe. Eldinei) para a realização do encontro.

Para a coordenadora estadual profa. Erdileia, o ponto alto da assembleia foi garantir a elaboração do planejamento de ações para 2015 e consta das propostas a busca de abrangência para a conquista e melhor aproveitamento do trabalho cooperativo dos líderes, a realização de mais assembleias durante o ano e encontros celebrativos para o fortalecimento da Pastoral da criança na Diocese de Porto Nacional.

Erdileia diz acreditar na união de todas as lideranças da Pastoral da Criança do Tocantins na luta pela vida plena das nossas crianças, e suscita o crescimento de cada líder e de cada colaborador como missionário e evangelizador como de valiosa importância, porque todos são preciosos na missão e no Reino de Deus. Erdileia cita ainda a confraternização dos participantes da Assembleia Diocesana de Porto Nacional com dança grega e a revelação de amigo secreto como momentos de mimos e aconchego, com espaço de interação e estreitamento de laços afetivos.

A Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança a profa: Antonina F. Soares Coelho, 56 anos, de Monte do Carmo, avalia a assembleia como produtiva e com ótima participação de representantes dos municípios da Diocese de Porto Nacional e destaca a parte da espiritualidade com palestra motivacional e a troca de experiências, e como ponto expressivo cita a elaboração do planejamento de ações para 2015. O maior desejo da coordenadora diocesana é de que a Diocese de Porto Nacional permaneça no coração de Jesus para o fortalecimento das pastorais e do trabalho em equipe.

Taciana Andrade Lima V. Pimentel, 53 anos, de Gurupi, avalia a assembleia diocesana como de boa qualidade de discussão e elogia a preparação dos palestrantes como de excelente, e também destaca a convivência com outras comunidades e a troca de experiências durante os três dias de trabalho no Seminário são José.  E conclama as pessoas a vivenciarem o espírito de trabalho voluntário para a proclamação da Palavra do Evangelho de Jesus Cristo, por meio da Pastoral da Criança.

O coordenador Diocesano de Pastoral Pe. Eldinei deixa para a Assembleia Diocesana a mensagem do Evangelho de Mateus 20, 1-16 neste mês da Bíblia, no 25º Domingo do Tempo Comum, que conforme as escrituras, toda colaboração é importante e a generosidade de Deus não tem limites.

Para finalizar esse informativo registra-se a mensagem da coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, a Irmã Vera Lúcia de Curitiba-PR, também se inspira na passagem bíblica do Evangelho de Mateus 20, 1-16, e cita que na prática da Missão da Pastoral da Criança “encontramos pessoas que podem se dedicar mais outras podem se dedicar menos, no entanto, todos são importantes e acolhidos no Reino de Deus”. E diz que a partir da Parábola dos Trabalhadores da Vinha, que recebem o mesmo pagamento independentemente das horas de serviço, assim também, “não importa o quanto nos dedicamos a Deus, à Pastoral da Criança, todos são chamados a participar igualmente da generosidade de Deus. Toda colaboração é importante na luta pela vida plena. Quando há entrega sincera, todas as pessoas contribuem para um mundo melhor e cada um a seu modo tem significativa importância diante de Deus. Na pastoral da Criança também é assim”, finaliza a mensagem de Irmã Vera Lúcia.

Maria Lúcia Fernandes Rocha (Profa. de Artes graduada na UFT e Fotógrafa)

E-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

março 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Retiro dos…
2
3
4
5
6
7
8
9
10
  • Forania de…
11
12
13
14
15
16
17
18
  • Freiras
19
20
  • Congresso …
21
  • Congresso …
22
23
  • Forania de…
24
  • Forania de…
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This