Pe. Eldinei Carneiro, Pároco da Catedral presidiu na noite do dia (22), às 19:00, na Catedral de Nossa Sra das Mercês, em Porto Nacional – TO, a Missa de Quarta-Feira de Cinzas (Abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade).
Na homilia, Pe. Eldinei pontuou: “A Igreja nos oferece a cada ano oportunidade de desenvolver na vida espiritual, a primeira leitura do livro de Joel falava sobre isso, voltai para o Senhor, porque Ele é bondoso, compassivo, clemente e misericordioso. Já a segunda leitura nos coloca como embaixadores de Cristo, somos representantes do Senhor”. E completou: “No evangelho, temos os três relacionamentos para vivermos bem o tempo quaresmal: relacionamento com Deus (oração), relacionamento com o próximo/irmão (caridade) e relacionamento conosco mesmo (jejum)”.
Sobre o sentido teológico das cinzas, o Pároco explicou que, “elas significam a transitoriedade, que tudo passa nessa vida: o poder, a riqueza e o prazer. Somos pó e para o pó voltaremos”. No momento do ofertório fiéis entraram com o banner da Campanha da Fraternidade, arroz, feijão, pão, vinho e hóstias. A CF 2023 tem como tema: “Fraternidade e Fome” e Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”! (Mt 14, 16).
Aproximadamente 1000 pessoas participaram da missa, que foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Paróquia Catedral Nossa Sra das Mercês, Portal Porto Mídia e Rádio Porto FM 87,90. Ainda tiveram três missas na Paróquia, às 07:30, na Catedral (Dom José Moreira) e às 19:00, Comunidade São Judas Tadeu (Dom José Moreira) e Comunidade da Imaculada Conceição (Pe. Rafael Ferreira). Alimentos foram arrecadados em todas as missas para ajudar as instituições e famílias carentes.
Texto: Padre Eldinei Carneiro



