Destaque Notícias Diocesanas

Pe. Osman Pinto Recebe Título de Monsenhor em Gurupi

Aconteceu na noite desse sábado (26), às 19:30, a Missa Solene de Entrega do Título de Monsenhor, ao Pe. Osman Pinto de Castro, na Paróquia Nossa Sra D’Abadia de Gurupi – TO. A missa foi presidida por Dom Romualdo Matias, Bispo Diocesano de Porto Nacional – TO.  Na homilia Dom Matias falou da importância da celebração: “A alegria do Mons. Osman é também a nossa alegria, o nosso fundamento é Cristo, mas a Igreja tem sua estrutura hierárquica”. Logo após a homilia, foi feita a leitura do título (Eldinei Carneiro) e o histórico do Mons. Osman (Pe. Adriano José). O momento mais marcante foi o rito da entrega da Faixa e do Barrete, auxiliado pelo Mons. Jones Pedreira e os Padres Adriano José e Adeilton Ferreira. No final da missa, o Vigário Forâneo da Forania de Gurupi, Pe. Eldinei Carneiro falou em nome dos sacerdotes: “O Mons. Osmam é um homem de profunda comunhão sacerdotal, muita disponibilidade para servir o Reino e vive o seu ministério com bastante alegria”.

 A paroquiana Edione Angonese leu uma mensagem falando da trajetória do Mons. Osman Pinto, em seguida o Pároco da Paróquia Nossa Sra D’Abadia, Pe. Adriano José entregou uma placa comemorativa, as pastorais da paróquia e demais paróquias presentearam o Mons. Osman Pinto de Castro.  Na sua fala o Mons. Osman destacou sua caminhada sacerdotal: “Minha gratidão a Deus, a minha família, ao Bispo Dom Celso, que me ordenou, Dom Geraldo Gusmão e especialmente Dom Romualdo, os Padres Marco Aurélio Ramalho e Adriano José. E finalizou, sou muito feliz pelo chamado do Senhor, que me chamou pelo nome e me disse és meu”. A missa foi transmitida ao vivo nas redes sociais da Paróquia Nossa Sra D’Abadia de Gurupi, Paróquia Santo Antônio de Gurupi e Rádio Mais FM 95,90. A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, a sua mãe, Dolores Nunes e as assessoras Joana D’Arc e Mirian Lustrosa estiveram presentes na celebração.

Título de Monsenhor

Monsenhor é um título eclesiástico de honra conferido pelo Papa a sacerdotes da Igreja Católica por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia. O título é normalmente abreviado por “Mons.”.

Desde a reforma de Paulo VI o título de Monsenhor integra três classes: Protonotário Apostólico, Prelado de Honra e Capelão de Sua Santidade.

O título de Monsenhor é habitualmente concedido pelo Papa ao clero infra-episcopal da Santa Sé que exerça altas funções de governo na Cúria Romana ou funções diplomáticas nas Nunciaturas Apostólicas. É também concedido ao clero diocesano (nunca regular ou religioso) por proposta de cada Bispo por intermédio das Nunciaturas Apostólicas; as propostas são depois avaliadas pela Santa Sé segundo vários critérios, incluindo requisitos de idade.

Texto: Pe. Eldinei Carneiro

Fotos: Pascom Abadia

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

outubro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This