VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Pe. Osman Pinto Recebe Título de Monsenhor em Gurupi

Aconteceu na noite desse sábado (26), às 19:30, a Missa Solene de Entrega do Título de Monsenhor, ao Pe. Osman Pinto de Castro, na Paróquia Nossa Sra D’Abadia de Gurupi – TO. A missa foi presidida por Dom Romualdo Matias, Bispo Diocesano de Porto Nacional – TO.  Na homilia Dom Matias falou da importância da celebração: “A alegria do Mons. Osman é também a nossa alegria, o nosso fundamento é Cristo, mas a Igreja tem sua estrutura hierárquica”. Logo após a homilia, foi feita a leitura do título (Eldinei Carneiro) e o histórico do Mons. Osman (Pe. Adriano José). O momento mais marcante foi o rito da entrega da Faixa e do Barrete, auxiliado pelo Mons. Jones Pedreira e os Padres Adriano José e Adeilton Ferreira. No final da missa, o Vigário Forâneo da Forania de Gurupi, Pe. Eldinei Carneiro falou em nome dos sacerdotes: “O Mons. Osmam é um homem de profunda comunhão sacerdotal, muita disponibilidade para servir o Reino e vive o seu ministério com bastante alegria”.

 A paroquiana Edione Angonese leu uma mensagem falando da trajetória do Mons. Osman Pinto, em seguida o Pároco da Paróquia Nossa Sra D’Abadia, Pe. Adriano José entregou uma placa comemorativa, as pastorais da paróquia e demais paróquias presentearam o Mons. Osman Pinto de Castro.  Na sua fala o Mons. Osman destacou sua caminhada sacerdotal: “Minha gratidão a Deus, a minha família, ao Bispo Dom Celso, que me ordenou, Dom Geraldo Gusmão e especialmente Dom Romualdo, os Padres Marco Aurélio Ramalho e Adriano José. E finalizou, sou muito feliz pelo chamado do Senhor, que me chamou pelo nome e me disse és meu”. A missa foi transmitida ao vivo nas redes sociais da Paróquia Nossa Sra D’Abadia de Gurupi, Paróquia Santo Antônio de Gurupi e Rádio Mais FM 95,90. A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, a sua mãe, Dolores Nunes e as assessoras Joana D’Arc e Mirian Lustrosa estiveram presentes na celebração.

Título de Monsenhor

Monsenhor é um título eclesiástico de honra conferido pelo Papa a sacerdotes da Igreja Católica por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia. O título é normalmente abreviado por “Mons.”.

Desde a reforma de Paulo VI o título de Monsenhor integra três classes: Protonotário Apostólico, Prelado de Honra e Capelão de Sua Santidade.

O título de Monsenhor é habitualmente concedido pelo Papa ao clero infra-episcopal da Santa Sé que exerça altas funções de governo na Cúria Romana ou funções diplomáticas nas Nunciaturas Apostólicas. É também concedido ao clero diocesano (nunca regular ou religioso) por proposta de cada Bispo por intermédio das Nunciaturas Apostólicas; as propostas são depois avaliadas pela Santa Sé segundo vários critérios, incluindo requisitos de idade.

Texto: Pe. Eldinei Carneiro

Fotos: Pascom Abadia

ASSINE NOSSA NEWSLETTER