Prezados Párocos e Administradores Paroquiais

Porto Nacional, 11 de Junho de 2013. Refletindo pessoalmente e ouvindo sacerdotes do Conselho Presbiteral da nossa Diocese venho transmitir algumas orientações na expectativa de vê-las entrar em vigor de imediato:

1.Graças a Deus e à sensibilidade de todos vocês a situação financeira da Diocese se estabilizou, o que não significa que não necessitemos de economizar o que está á nossa disposição.

2.Estou ouvindo os questionamentos referentes às dividas das paróquias que se acumularam ao longo do tempo, principalmente quanto à prestação de contas à Diocese através da Cúria.

3.Sensibilizado com estes questionamentos gostaria de estabelecer o seguinte:

– Cada Pároco ou Administrador Paroquial que doravante sair de uma paróquia deverá quitar, antes de sua saída, todas as dívidas contraídas pelo mesmo até a data da mencionada saída. O que por ventura ainda restar, deverá ser comunicado ao Bispo e ao Sucessor.

– Entendo que as dívidas ainda constantes na Cúria Diocesana são fruto de fase experimental da organização financeira da Diocese. Sendo assim, peço a compreensão de todos às minhas eventuais falhas e acredito, pelo bem do Reino de Deus e alegria do trabalho pastoral, considerar estas dívidas anuladas.

– A anulação das mencionadas dívidas referentes ao ano fiscal de 2012 não autoriza nenhuma paróquia a deixar de enviar todas as pastas com as prestações de contas para a cúria, como de costume. Todos os balancetes consolidados devem ser enviados normalmente.

4. Desta forma, a partir de agora, gostaria de contar com o apoio e compreensão de todos no sentido de darmos passos juntos ao longo deste tempo, quando estamos tentando caminhar por uma única causa.

5. Agradeço ao meu Ecônomo e a todos. Aqueles que já quitaram as dívidas, que não se entristeçam porque entendemos, que a nossa administração e a nossa pastoral sempre sejam feitas “Ad maiorem Dei gloriam!”

Que Cristo Bom Pastor nos abençoe a todos e Nossa Senhora das Mercês Padroeira da Diocese, proteja – nos.

Dom Romualdo Matias Kujawski

Bispo Diocesano