Destaque Notícias Diocesanas

Professor Marcelo Alessandro recebe o título de cidadão portuense em sessão solene da Câmara Municipal de Porto Nacional

Veja reportagem do Jornal Porto mídia no vídeo abaixo.

 

BIOGRAFIA

     MARCELO ALESSANDRO HONORATO DE SOUZA nasceu em 25 de fevereiro de 1983, em Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte-Brasil. É Portuense de coração desde 1988, quando aqui chegou para contribuir com a formação de estado de Tocantins, aos 5 anos de idade. Filho de família humilde sendo seu pai Antônio Honorato de Souza (in memorian), o qual exercia suas funções profissionais fazendo fretes na praça do centenário, com a famosa camioneta amarela, e Luzinete Guardião de Souza, que tem se dedicado à educação de seus dois filhos com esmero e dedicação.

MARCELO ALESSANDRO é Pedagogo, Pós Graduado em Psicopedagogia Escolar pela Faculdade ITOP, Pós Graduando em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Laboro, aluno do Curso de Inglês (CECCLA) no Campus da UFT de Porto Nacional além de aprofundar seus estudos com uma linha de pesquisa vinculada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins.

É Palestrante e atua como Professor desde 2011 em Institutos e Faculdades em nosso estado.

Destacando-se na docência universitária foi convidado a ser membro da equipe Técnica do Conselho para a Elaboração do Plano Municipal de Educação (PME/2013) e, à nível estadual, foi convidado para ser membro da equipe na elaboração do PNE (Plano Nacional de Educação), como representante do Magistério do Ensino Superior. E enquanto Professor realizou em parceria com seus alunos e alunas mais de 30 Projetos de Intervenção em escolas dos âmbitos municipal e estadual, sendo alguns deles destacados tais como:

– a Implementação de Bibliotecas escolares, como na Escola de Pedagogia de Alternância Chico Mendes localizada na Zona Rural;

– oficinas de escrita e leitura e oficinas para capacitação de professores e palestras, atuando sempre de forma voluntária.

Prestou relevantes serviços à Comunidade Portuense como Coordenador Municipal de Cultura e Eventos entre os anos de 2013 ao final de 2014 realizando o “Projeto Quarta Cultural’ o qual prestigiava a cultura local e fomentava a geração de renda aos artesãos de nossa cidade.

MARCELO ALESSANDRO foi professor regente em escolas de Educação Básica como a extinta Escola Estadual Custódia da Silva Pedreira (hoje Colégio Militar), no Ensino Médio na Escola Estadual Angélica Ribeiro Aranha e, ainda, em Programas Sociais tais como “Projovem Urbano” na Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira e CEM Félix Camôa.

Foi Coordenador no CRAS Esperança no setor Parque Eldorado, Ex diretor da Rádio Porto FM onde pela mesma há 17 anos evangeliza por meio de Programas de rádio e atua como produtor de programação do mesmo.

Em 2012 foi convidado a ter um programa de TV na Primeira retransmissora de TV local de Porto Nacional, TV Porto-SBT, com o Programa SANTOS DE CALÇA JEANS, rendendo-lhe o Reconhecimento Nacional com o recebimento do Prêmio Troféu Imprensa do Brasil como apresentador revelação do Estado de Tocantins, em 2014.

Outro ponto a se destacar foi a sua dedicação ao trabalho de orientação espiritual e acadêmico realizado aos universitários de nossas faculdades locais por meio do GOU- GRUPO DE ORAÇÃO UNIVERSITÁRIO, que durante por 10 anos de execução contribuiu para o semeio e presença de DEUS no meio universitário tendo proporcionado acolhimento aos estudantes que vieram de outros estados para estudar em nossa cidade e encontravam apoio e fortaleza por meio deste projeto missionário.

É membro fundador da Capela Santa Luzia e Capela São Pedro, localizadas nesta cidade, que muito tem contribuído para a realização dos serviços sócio pastorais naquela região e atua como membro da RCC- Renovação Carismática Católica desde 1998. Sem dúvida, devoto fiel de Nossa Senhora das Mercês.

Com formação de ator pelas Companhias de Teatro “Lamira” de Palmas-TO, “Pequena Cia de Teatro” do estado de Rio de Janeiro e “Cia Messias de Teatro” de Porto Nacional, fez parte do elenco das gravações da Minissérie “O Escolhido”, pela Netfix além de outras participações tais como no  filme “O Nome da Morte”, de produção nacional.

É professor Coreógrafo e instrutor da Companhia de Dança Ritimus Dance e Quadrilha Du Portu sendo estes um projetos de cunho social de sua autoria, que ofereceu durante os anos de 2010 a 2014 oportunidade aos jovens carentes de nossa cidade a terem acesso à democratização da dança por meio de aulas de dança gratuitas e em diversas apresentações, sem nenhum custo aos jovens participantes.

Em 2016 recebeu Moção de aplausos pela Câmara Municipal de Vereadores em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade Portuense.

Foi, ainda, Presidente do extinto partido político PSDC, por meio do qual foi candidato a vereador por este município no último peito eleitoral, levando-o a assumir a Direção da Secretaria de Cultura durante o ano de 2017, pois tendo este projeto interrompido ao atender e acolher o chamado da Igreja, passando 1 ano em Missão Pastoral visitando comunidades e favelas e Comunidades da cidade do Rio de Janeiro, anunciando o amor de Deus.

Em Outubro deste ano recebeu o Título honorário de Cidadão Portuense, e reconhecimento de sua extensa contribuição no desenvolvimento educacional e cultural em Porto Nacional-TO

TUDO o que foi realizado foi com amor, devoção e entrega despretensiosa, pois MARCELO ALESSANDRO cumpre sua missão de levar ao povo portuense a alegria, a fé e a certeza de que Deus é a força motriz que o impulsiona a fazer sempre mais por esta centenária e histórica Porto Nacional.

 FONTE: ASCOM MARCELO ALESSANDRO

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

abril 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
  • Forania de…
8
9
10
11
12
  • Assembleia…
13
14
15
16
  • Voo: LA 45…
17
18
  • Diaconato
19
20
  • Forania Ta…
21
  • Forania Ca…
22
23
24
25
26
27
28
29
  • Pastoral d…
30

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This