Programação intensa e participação efetiva dos fiéis marcam a Semana Santa da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Campos Belos

Em Campos Belos – GO, a programação a Semana Santa teve início na manhã de segunda-feira, 03, com a celebração da Santa Missa. Num clima de oração e muita contrição, padre Luiz Alberto conduziu os paroquianos durante as missas, via sacras e caminhadas penitenciais.

Ainda na noite de segunda, enquanto o pároco participava da missa dos santos óleos e da renovação das promessas sacerdotais em Porto Nacional, os fiéis participaram da Via Sacra pelas ruas da cidade. Já na terça, 04, aconteceu a procissão conduzindo a Nossa Senhora das Dores e o Senhor dos Passos para as comunidades.

A quarta-feira teve início com a celebração da santa missa, às 06 da manhã e, também às 15 horas, momento no qual o padre celebrou com, e em ação de graças pelos enfermos.  Durante a noite, a comunidade vivenciou a procissão do Encontro. As mulheres conduziram Nossa Senhora das Dores, enquanto os homens levaram o Senhor dos Passos, o encontro aconteceu diante da igreja matriz, onde o padre Luiz Alberto dirigiu os presentes na meditação das dores de Nossa Senhora e, logo em seguida, foi celebrado o Ofício das Trevas.

Quinta-feira, iniciando o Tríduo Pascal, foi celebrada a Santa Missa na qual se fez memória á instituição da Santa Eucaristia, na qual o padre Luiz, num gesto simbólico, lavou os pés dos discípulos. Após a celebração, a comunidade manteve-se em vigília. Às 04hs da manhã rezaram o rosário e às 05:30 realizou-se a via sacra subindo o Morro da Cruz, onde o padre fez a celebração penitencial.

Às 10 da manhã de sexta, houve a celebração penitencial e atendimento de confissões, dessa vez na igreja matriz, onde às 15hs a comunidade reuniu-se para o beijo na cruz e celebração da Palavra. E mais uma vez, às 19hs, uma grande multidão encheu a praça da matriz para acompanhar a encenação da via sacra.

Os fiéis acompanharam ao longo das quatorze estações, as quais aconteceram no percurso entre a igreja matriz e a capela do Divino Espírito Santo de onde, após a encenação, retornaram conduzindo o Cristo Morto em procissão.

Na noite de sábado, 08, a comunidade reuniu-se para celebrar a Vigília Pascal, a qual foi celebrada na capela São José e também na igreja matriz, com o rito litúrgico completo, os fiéis contemplaram, numa dimensão catequética, a importância deste tempo para a vida da igreja.

Domingo de Páscoa, 09, foi celebrada a Ressurreição do Senhor. Além das celebrações dominicais, o pároco celebrou com as famílias assistidas pela Sociedade São Vicente de Paula e, às 11hs, acolheu os novos cristãos pelo sacramento do batismo.

Ao longo desta semana, vivida de forma tão intensa, a comunidade reunida percorreu os passos de Cristo. Experimentado, com muita contrição, sua caminhada pelo calvário e também, com muita alegria, celebrou a ressurreição do Senhor.

PASCOM – Pastoral da Comunicação Paróquia Nossa Senhora da Conceição Campos Belos – GO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER