Sem categoria

Purificar e fortalecer o espírito republicano

Os dois grandiosos acontecimentos da história da Nação, qual sejam a Independência e a Proclamação da Republica tiveram heróis e certamente lideranças, mas o povo não participou diretamente ou se envolveu pouco nestes dois processos.

Por isso torna-se sempre uma tarefa histórica: o reinventá-los e completá-los, uma vez que fazem parte da construção permanente da Pátria. No que diz respeito a Proclamação da Republica é necessário ontem e hoje, resgatar e purificar o verdadeiro espirito republicano, que não pode impor a sociedade civil um laicismo anti-teísta, que impeça a liberdade religiosa e a manifestação publica da fé do povo.

Ao mesmo tempo é urgente fortalecer os princípios republicanos, que nos impulsionam a defender o bem comum, o patrimônio público, as instituições democráticas e o Estado de Direito, contra a corrupção de quadrilheiros que se fantasiam de políticos e contra sectários que, com um viés fundamentalista e intolerante querem impor uma ditadura fideista e totalitária.

A Republica nasce em uma Terra profundamente e visceralmente cristã, hospitaleira, generosa, capaz de respeitar diferentes credos e opções filosóficas, alicerçados nos valores permanentes do Reino, nomeadamente: a paz, a solidariedade, a justiça, a reconciliação, a cooperação, o altruísmo, e o respeito incondicional pela dignidade da pessoa humana.

Somos como cidadãos desafiados a desinstalar e expurgar definitivamente o patrimonialismo privatista, os crimes contra o erário publico e a economia popular, a corrupção politica e eleitoral, as siglas de aluguel e o perdularismo na administração estatal. Queremos um Estado Servidor, ficha limpa para candidatos e funcionários públicos, uma reforma politica abrangente e justa, que faça surgir um novo pacto Federal e social, laicidade com liberdade religiosa afirmativa, pessoal e coletiva.

Assim, passo a passo iremos construindo o verdadeiro poder republicano em um Estado Social de Direito que inclua a todos/as. Que o Cristo Redentor e a Mãe Aparecida nos ajudem a edificar uma Pátria cada vez mais justa, fraterna e solidária.

Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Paz

Bispo de Campos (RJ)

Fonte: CNBB

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

março 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Retiro dos…
2
3
4
  • Reunião do…
5
6
7
8
9
10
  • Forania de…
11
12
13
14
15
16
17
18
  • Freiras
19
20
  • Congresso …
21
  • Congresso …
22
23
  • Forania de…
24
  • Forania de…
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This