UM MINUTO COM MARIA

Quando Maria está… na lua

Quando conheci Thiam, ele já era uma pessoa idosa e mantinha seu ateliê de escultura em uma das lojinhas (uma espécie de barraca ou tenda) do mercado de artistas da cidade Soumbédioune, nos arredores de Dakar, no Senegal… Apesar de ser muçulmano, ele era um dos escultores mais procurados pelo Padre Abade, quando se pôs a criar a estatuária da abadia beneditina de Keur-Moussa (Senegal). Após cerca de trinta anos de serviços bons e leais, ele finalmente pediu aos monges que lhe permitissem trabalhar com a sua liberdade artística, o que lhe foi, obviamente, outorgado. Thiam continuou a criar belas obras. Meus familiares ficavam muito sensibilizados, e era comum que eu tivesse que me apressar, em fazer ou recuperar encomendas.

Rapidamente, os objetos não eram mais do que um pretexto para se conversar… Na base da lenga-lenga, se preferir, e sempre que podia, eu dava uma paradinha na sua tenda, onde ele me dava o seu banquinho, para que eu não sujasse meu uniforme de marinheiro, enquanto ele continuava a trabalhar, sentado, de pernas cruzadas, sobre a areia. Nós falamos de religião, é claro, e devo confessar que eu não o poupava, quando nos arriscávamos com comparações entre nossas respectivas convicções.

Então, um dia, eu lhe disse que havia sido transferido e que tinha de partir. Ele me fez prometer que voltaria para se despedir. O que eu fiz, claro. No dia da despedida, lá estava ele, me aguardando com um presente. “Aqui estão eles ─ disse-me ─, a Virgem e o Menino na lua crescente muçulmana, como imagem da nossa amizade!”

Hubert de Gévigney

Contra-almirante (2S) da Marinha francesa

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

julho 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Presbitera…
3
4
5
6
7
8
9
  • Ordenação …
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This