VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

“Que magnífico lugar para um santuário mariano !”

Popenguine (Senegal) é uma pequena aldeia, à beira do mar, a 60km de Dakar e, além da sua superfície, tornou-se destino privilegiado, devido à

Popenguine (Senegal) é uma pequena aldeia, à beira do mar, a 60km de Dakar e, além da sua superfície, tornou-se destino privilegiado, devido à

Popenguine (Senegal) é uma pequena aldeia, à beira do mar, a 60km de Dakar e, além da sua superfície, tornou-se destino privilegiado, devido à peregrinação mariana que abriga, há cem anos. O santuário mariano foi erigido como cidade religiosa nacional, em 2015, pelo Presidente da República do Senegal.

A cada ano, milhares de fiéis católicos, vindos de todos os cantos do país, assim como da sua grande região, convergem para o local, para homenagear a Virgem Maria e para se exercitarem, almejando serem modelos da imagem da Mãe da Igreja, na sociedade.

Segundo os relatos da Igreja católica do Senegal,o santuário mariano de Popenguine foi criado em 1887. Monsenhor Picarda, ao visitar o terreno, ficou maravilhado com a localização do mesmo, sobre uma colina. “Que lugar magnífico para um santuário mariano!” ─ disse. Assim, no dia 22 de maio de 1888, terça-feira de Pentecostes, a primeira peregrinação a Nossa Senhora do Livramento foi organizada naquele sítio.

Em junho de 1963, Senegal e Gâmbia foram consagrados a Nossa Senhora do Livramento. Em 1965, a primeira peregrinação foi inaugurada na presença do, à época, Presidente da República do Senegal: Léopold Sedar Senghor. Atualmente, o santuário mariano se estende sobre uma superfície de 30 hectares.

Sudonline

 

E também em:
Popenguine: Nossa Senhora do Livramento

ASSINE NOSSA NEWSLETTER