Destaque Notícias Diocesanas Seminários

Reabertura do Seminário São José

Durante reunião do Conselho Presbiteral, decidiu-se a reabertura do Seminário Diocesano São José, em fevereiro de 2020, acolhendo 7 jovens para o curso propedêutico.

O Propedêutico é o primeiro passo dentro da caminhada no discernimento vocacional. Trata-se de um tempo de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual para os candidatos ao Seminário Maior (Cf. PDV 62), em vista de maior clareza no discernimento vocacional. Os seminaristas deste período são chamados “propedeutas”. Após este passo, de duração de um ano, segue-se o curso de filosofia, com duração de 3 anos e de teologia, de 4 anos. Os seminaristas são chamados, então de “maiores”. Durante o curso de teologia, o candidato ao sacerdócio é inserido, progressivamente, nas antigas “ordens menores”, atualmente denominadas de ministérios. No LEITORATO, o seminarista é inserido no Ministério da Palavra e da Catequese oficial da Igreja, dedicando-se a estar mais intimamente unido à Palavra de Deus. No ACOLITATO, o candidato é inserido oficialmente no Ministério do Altar e da Eucaristia, sendo responsável pela preparação do altar no ofertório e sendo o ministro ordinário da distribuição da comunhão aos fiéis. Por fim acontece o rito de Admissão às Ordens Sacras. A Admissão às Ordens Sacras é o passo mais concreto em direção ao sacerdócio, onde a Igreja reconhece e acolhe oficialmente o seminarista como candidato ao sacerdócio e, por sua vez, o seminarista se compromete publicamente em receber com docilidade a formação necessária para o futuro ministério sacerdotal. Eventualmente aos candidatos é proposto um “ano pastoral”, para realizar um trabalho mais próximo e diário com as comunidades paroquiais. Ao final deste percurso, acontecem a ordenação diaconal e sacerdotal.

O SEMINÁRIO SÃO JOSÉ DE PORTO

O Seminário São José de Porto Nacional-TO, antigo “Convento Santa Rosa de Lima”, foi a sede dos Padres Dominicanos, desde do inicio da década de 1920. Em 1957 a parte superior do velho sobrado, por motivos estruturação e segurança foi retirada, porém ainda continua majestoso (Fonte: Sec. Est. da Educação).
Com Dom Alano, se tornou o centro de formação dos padres da Diocese de Porto Nacional, onde se formaram grandes sacerdotes da nossa história, como o grande Padre Luso de Matos.

Há alguns anos, optou-se em formar os propedeutas junto com os de outras dioceses no Seminário Menor “João Paulo II” em Palmas – TO.

Rendemos graças a Deus por esta decisão para o bem do povo de Deus e das vocações de nossa diocese.

Sem. Rafael Ferreira

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

outubro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This