Sem categoria

Reforma da Cúria: segundo dia de trabalho do Conselho de Cardeais

2013-12-04 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi concedeu uma coletiva nesta quarta-feira, na qual falou sobre o segundo dia da segunda reunião do Conselho dos Cardeais.

Segundo Pe. Lombardi, o clima de trabalho é sereno, cordial e aberto. Os participantes falam com muita liberdade. O grupo é pequeno e isso facilita o desempenho do diálogo.

Na tarde desta terça-feira, houve um encontro com o Secretário de Estado, Dom Pietro Parolin. “O encontro foi relativamente breve, pois o objetivo de Dom Parolin era saudar os cardeais e manifestar sua disponibilidade de colaboração”, frisou Pe. Lombardi.

Esta manhã, “os cardeais retomaram o estudo e reflexão sobre os vários organismos vaticanos, começando pelas Congregações e depois os Pontifícios Conselhos e outros dicastérios. Foi feita uma análise sobre as Causas dos Santos, Educação Católica e Evangelização dos Povos”, disse Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

“Os trabalhos prosseguem com rapidez, mas não porque a análise deve ser simples ou superficial, mas porque é a primeira etapa de considerações que depois serão aprofundadas numa perspectiva global”, frisou Pe. Lombardi.

Sobre a conclusão dos trabalhos do Conselho de Cardeais, o jesuíta afirmou que “o mês de fevereiro é uma etapa significativa, pois serão realizadas a terceira reunião do Conselho de Cardeais e o Consistório. Isso não significa que em fevereiro haverá realmente a conclusão dos trabalhos”.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé falou sobre a assinatura do Protocolo de Intenção (Memorandum of Understanding) entre a Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé e sua contraparte alemã, a Zentralstelle für Verdachtsmeldungen des Bundeskriminalamtes (BKA). Trata-se de acordos de colaboração entre AIF e as entidades homólogas de vários países com as quais se estabelecem relações de colaboração bilateral.

A reunião do Conselho de Cardeais teve início nesta terça-feira e se concluirá no próximo dia 5. O organismo foi criado pelo Papa Francisco para ajudá-lo na reforma da Cúria Romana e no governo da Igreja universal. (MJ)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

março 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Retiro dos…
2
3
4
  • Reunião do…
5
6
7
8
9
10
  • Forania de…
11
12
13
14
15
16
17
18
  • Freiras
19
20
  • Congresso …
21
  • Congresso …
22
23
  • Forania de…
24
  • Forania de…
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This