VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Reforma da Cúria: segundo dia de trabalho do Conselho de Cardeais

2013-12-04 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi concedeu uma coletiva nesta quarta-feira, na qual falou sobre o segundo dia da segunda reunião do Conselho dos Cardeais.

Segundo Pe. Lombardi, o clima de trabalho é sereno, cordial e aberto. Os participantes falam com muita liberdade. O grupo é pequeno e isso facilita o desempenho do diálogo.

Na tarde desta terça-feira, houve um encontro com o Secretário de Estado, Dom Pietro Parolin. “O encontro foi relativamente breve, pois o objetivo de Dom Parolin era saudar os cardeais e manifestar sua disponibilidade de colaboração”, frisou Pe. Lombardi.

Esta manhã, “os cardeais retomaram o estudo e reflexão sobre os vários organismos vaticanos, começando pelas Congregações e depois os Pontifícios Conselhos e outros dicastérios. Foi feita uma análise sobre as Causas dos Santos, Educação Católica e Evangelização dos Povos”, disse Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

“Os trabalhos prosseguem com rapidez, mas não porque a análise deve ser simples ou superficial, mas porque é a primeira etapa de considerações que depois serão aprofundadas numa perspectiva global”, frisou Pe. Lombardi.

Sobre a conclusão dos trabalhos do Conselho de Cardeais, o jesuíta afirmou que “o mês de fevereiro é uma etapa significativa, pois serão realizadas a terceira reunião do Conselho de Cardeais e o Consistório. Isso não significa que em fevereiro haverá realmente a conclusão dos trabalhos”.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé falou sobre a assinatura do Protocolo de Intenção (Memorandum of Understanding) entre a Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé e sua contraparte alemã, a Zentralstelle für Verdachtsmeldungen des Bundeskriminalamtes (BKA). Trata-se de acordos de colaboração entre AIF e as entidades homólogas de vários países com as quais se estabelecem relações de colaboração bilateral.

A reunião do Conselho de Cardeais teve início nesta terça-feira e se concluirá no próximo dia 5. O organismo foi criado pelo Papa Francisco para ajudá-lo na reforma da Cúria Romana e no governo da Igreja universal. (MJ)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER