VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Regional Norte 3 da CNBB Realiza III Assembleia em Miracema do Tocantins

Com o tema: “Por uma Igreja sinodal, de comunhão, participação e missão”, e o lema: “Uns à escuta dos outros e todos à escuta do Espírito Santo”, aconteceu, nos dia 18, 19 e 20 a III Assembleia do Regional Norte 3 da CNBB, em Miracema do Tocantins – TO. Na sexta-feira foi acolhida dos participantes e apresentado o relatório dos 3 anos da presidência, pelo presidente do Regional. A celebração de abertura foi coordenada pela Diocese de Miracema do Tocantins.

No sábado as atividades começaram com a missa, presidida por Dom Romualdo Matias, Bispo de Porto Nacional – TO. E, em seguida, foi apresentada uma Análise de Conjuntura Social e Eclesial, pelo Frei Dotto. Seguida da fila do povo e sínteses das escutas sinodais das dioceses, por  Dom Adriano. No período da tarde teve reuniões das Comissões e a plenária e anarração das comissões.  No sábado, à noite, teve ainda uma confraternização e um momento cultural. O encontro se entendeu até domingo, que teve início com um momento de oração, à beira do  Rio Tocantins. Em seguida, os trabalhos recomeçaram com a apresentação do Ano Vocacional e os Projetos Regionais: a Escola de Fé, Política e Cidadania, e a Criação do Regional da Cáritas do Regional Norte 3. Posteriormente, foi discutido o calendário de 2023 e os informes.

A assembleia se encerrou com a missa, presidida por Dom Adriano Ciocca, Bispo da Prelazia de São Félix – MT. Em entrevista o Arcebispo de Palmas – TO e Presidente do Regional Norte 3, Dom Pedro Brito falou sobre a Assembleia: “Foi um momento de muito crescimento para o nosso Regional, saímos daqui mais fortes”. Já Istélia Folha, Secretária de Articulação Pastoral do Regional pontuou: “A Assembleia é um oportunidade para avaliar os nossos trabalhos. Foi muito legal este momento de fraternidade e de partilha”.

Os 7 bispos do Regional estiveram presentes: Dom Pedro Brito (Arcebispo de Palmas – TO), Dom Romualdo Matias (Bispo de Porto Nacional – TO), Dom Giovane Melo (Bispo de Tocantinópolis – TO), Dom Philip Dickmans (Bispo de Miracema do Tocantins – TO), Dom Wellington de Queiroz (Bispo de Cristalândia- TO), Dom Dominique Marie Jean (Bispo de Conceição do Araguaia – PA) e Dom Adriano Ciocca (Bispo da Prelazia de São Félix – MT).

Aproximadamente 100 pessoas participaram desta Assembleia. O evento teve a cobertura das Pascom diocesanas, do Portal Porto Mídia e Regional Norte 3.

Texto: Padre Eldinei Carneiro

ASSINE NOSSA NEWSLETTER