Regional Norte III Realiza o I Congresso Bíblico Catequético, em Gurupi.

Aconteceu no último final de semana (17,18 e 19), o I Congresso Bíblico-Catequético, em Gurupi-TO, na Região Sul do Estado. A abertura oficial foi na sexta-feira (17), 20h30, tudo teve início com um momento celebrativo, que foi conduzido pela Prelazia de Cristalândia e presidido por Dom Rodolfo, Bispo da mesma. Logo em seguida, o Presidente do Regional Norte 3, Dom Philip fez uso  da palavra manifestando a alegria do congresso: “Estamos muito felizes de estarmos aqui reunidos, o ano passado tivemos o Congresso Missionário, e esse ano o Congresso Catequético, o nosso Regional é novo, mas chegou com muita vontade de lutar e trabalhar”. Depois o Bispo de Porto Nacional, Dom Romualdo Matias, que foi o anfitrião do Congresso também deixou sua mensagem de abertura: “Quero que todos sejam bem vindos ao nosso Congresso e a nossa Diocese, a missão e a catequese são o coração da Igreja, isto é, aquilo que dá vida e que move a Igreja”. O irmão do Prefeito Laurez deu as boas vindas a todos, “É uma alegria, o Congresso Catequético acontecer em Gurupi, no Sul do Estado, todos se sintam em casa”. No sábado (18) pela manhã, o encontro teve início com a leitura orante, presidida pelo assessor do encontro, Pe. Adécio, posteriormente o assessor conduziu os trabalhos falando dos desafios, propostas e o novo modelo da catequese, baseado no estilo catecumenal, que valoriza os sacramentos, principalmente os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma). Na tarte do sábado aconteceram as oficinas, que ajudaram a aprofundar os temas expostos pelo o assessor geral, Pe. Adécio. As oficinas foram as seguintes: Piedade Popular e Palavra de Deus (Mons. Jones – Porto Nacional); Espiritualidade do Catequista (Terezinha – Gurupi); Catequese e Pessoas Deficientes (Ir. Neide – Palmas); Palavra de Deus e Encarcerados (Pe. André – Colinas); A Palavra de Deus e a Unidade dos Cristãos – Maria das Graças); Metodologia Catequética (Dom Romualdo – Porto Nacional); Palavra de Deus nas Comunidades Indígenas e Quilombola (Pe. Martins e Sarah – Palmas, Pe. Luis Antônio – Porto Nacional, Téske – Palmas); Catequese e Mobilidade Humana (Maria José – Paraiso); Palavra de Deus e Catequese nas Famílias (Dom Philip – Miracema); Catequese de Adultos (Olímpia e Pe. Manuca – São Miguel do Araguaia); Círculos Bíblicos (Pe. Eduardo – Cristalândia), Leitura Orante (Monsenhor Juarez – Porto Nacional) e Bíblia e Missão (Dom Rodolfo – Cristalândia). Logo após as oficinas, houve a plenária, que ofereceu o retorno e o resultado dos trabalhos oficinais. No domingo (19), os trabalhos tiveram início, com a oração da manhã, feita pela Arquidiocese de Palmas. Após a oração, teve continuidade a plenária. Para finalizar o encontro, houve a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Romualdo Matias e concelebrada pelos Bispos Dom Philip (Diocese de Miracema e Presidente do Regional Norte 3), Dom Rodolfo (Bispo da Prelazia de Cristalândia e Bispo Referencial da Catequese do Regional Norte 3), Dom Giovane (Bispo de Tocantinópolis) e muitos padres das diversas Dioceses e o Diácono Fabiano. Na homilia, Dom Matias destacou o sentido de Deus, “Nós ouvimos a voz do mundo, mas não concordamos com tudo do mundo, nossa referência é a voz de Deus”. Dom Romualdo agradeceu ainda todos que se envolveram para a realização do encontro, de modo especial, o secretário do Regional Norte 3, Flávio Mendes,  os bispos, os padres, os catequistas e agradeceu ainda mais, os padres de Gurupi.  O I Congresso Bíblico-Catequético teve como tema: “Catequese e a Palavra de Deus”, e o lema: “Tua Palavra é luz para o meu Caminho” (Sl 105, 119). O Congresso teve uma participação de mais 600 catequistas.