VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA.

Ao receber a Coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Porto Nacional em 03/09/2016. O município de Monte do Carmo, Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, estava acompanhando 317 pessoas Idosas. Na paróquia de nossa Senhora das Mercês, são 10 Idosos atendidos. E na paróquia do Divino Espírito Santo são 15 Idosos, ambas de Porto Nacional.

“Entre os anos de 2017 e 2018, a Pastoral da Pessoa idosa teve um grande avanço, pois procuramos alguns párocos que mostraram interesse em implantar a Pastoral em suas paróquias”. Disse a Coordenadora Diocesana a Sra. Dalma Regia.

Em Gurupi foi realizado uma capacitação para 70 lideres nas paróquias, onde participaram todas as 6 paróquias. Participou também a paróquia São João Batista de Figueirópolis.

Brejinho de Nazaré, foi capacitados 6 Líderes que estão acompanhando 54 idosos.

A Pastoral foi implantada também em Alvorada, paróquia São Francisco de Assis, onde foi capacitados 15 líderes, com a colaboração de nossos facilitadores Wagner, Maria do Livramento, Taciana de Gurupi,  Elza Guimarães e Rossilde de Porto Nacional.

Dia 30/06 /2018 houve um encontro com a Coordenação Paroquial e as Líderes

Da Diocese em Monte do Carmo, com o proposito de reanimar a caminhada. Participam conosco o Coordenador estadual da PPI Diácono Messias e sua esposa.

A Pastoral da Pessoa Idosa de Porto Nacional participa do Conselho Municipal do Idoso, sendo agora vista pelo nosso município.

“Nosso trabalho é voluntário e apesar de não termos verba para desempenhar as nossas funções com mais qualidade, estamos dispostos a sermos ponte entre a Pessoa Idosa,  a gente deixa família e os serviços,  para ir ao encontro dos mais vulneráveis”. Como diz o Papa Francisco, “somos Igreja em saída”.

A nossa realidade hoje:

Líderes 89
Paróquias 12
Municípios 6
Total de pessoas idosas atendidas 849.
Fonte: Pastoral do Idoso

ASSINE NOSSA NEWSLETTER