Notícias das Paróquias e Foranias

Retiro Marca Momento de Espiritualidade da JM de Gurupi (TO).

Com o tema “ser santo sem deixar de ser jovem” e palestras voltadas para a espiritualidade juvenil, do discipulado e do serviço missionário, a Juventude Missionária (JM) da forania de Gurupi (TO), diocese tocantinense de Porto Nacional, reuniu-se em retiro, nos dias 18 e 19 de junho, na chácara “Mãe da Divina Providência”, casa dos missionários da Obra de Maria. Também participaram da programação jovens de Alvorada, Figueirópolis e Talismã, representando a forania de Alvorada.

Em sua palestra, o jovem George Henrique, coordenador estadual da JM, falou sobre a espiritualidade missionária a partir das bem-aventuranças, por meio de material disponibilizado pelo secretário nacional da POPF, Guilherme Cavalli. “É preciso sair do comodismo, esquecer as receitas missionárias, nos incomodarmos com essa cultura consumista, amar o próximo, ir ao encontro dos pobres, promover o bem em todos os ambientes, não somente nas atividades de nosso grupo. Seguir os passos de Jesus implica em nós a renúncia de nossos egoísmos, caprichos e vontades”, frisou. Ao concluir sua fala, George Henrique lembra os ensinamentos do santo padre. “O papa Francisco nos exorta que estar ao lado dos pobres é Evangelho. Nossa missão é resgatar a dignidade humana, buscar os excluídos, marginalizados e massacrados por uma sociedade insensível. Praticar o bem, a misericórdia, construir um mundo de paz, constitui a verdadeira felicidade, a mesma das bem-aventuranças. O martírio é o verdadeiro caminho para a santidade”, finalizou.

Para a jovem Thays Dantas, uma das organizadoras do retiro, ser missionária é “deixar os medos e dificuldades e ir ao encontro do próximo levando consigo, sobretudo, o amor”.

A noite de sábado foi iniciada com a missa celebrada por padre Sebastião Brito, conhecido como Tiãozinho. Na reflexão o reverendo destacou três pontos importantes do evangelho sobre o discipulado e a missionariedade.“Podemos ver no evangelho de hoje três condições essenciais para o serviço missionário: renunciar a si mesmo, tomar a cruz todos os dias e seguir o mestre Jesus. Hoje estamos em retiro, sendo discípulos, mas somos convidados, ao sair daqui, a estar em missão”, refletiu Tiãozinho. Após a missa, a programação prosseguiu com um luau e adoração ao Santíssimo.

Encerrando a programação no domingo, o coordenador diocesano da JM, Diogo Alves, teve um bate-papo com a juventude sobre a santidade, usando como exemplo a história da pequena Natanny Botelho. “Para ser santo não existe segredo, basta amar, fazê-lo com o irmão e consigo próprio. A santidade não é alcançada em ambientes fechados, mas está condicionada à saída de si, no encontro com o outro, constituindo comunidade de comunidades”, exortou.

O retiro contou com a presença dos padres Tiãozinho, Lucas Fernando, Eldinei Carneiro e Domingos Maciel.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

abril 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
  • Forania de…
8
9
10
11
12
  • Assembleia…
13
14
15
16
  • Voo: LA 45…
17
18
  • Diaconato
19
20
  • Forania Ta…
21
  • Forania Ca…
22
23
24
25
26
27
28
29
  • Pastoral d…
30

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This