Notícias Diocesanas

Reunião da Forania de Porto Nacional

Aconteceu no salão paroquial (Teatro São José) da Paróquia Nossa Senhora das Mercês (Catedral), a primeira reunião para a instalação da forania de Porto Nacional que abrangerá as três paróquias desta cidade (Catedral, Santos Reis e São João Batista); e municípios circunvizinhos, Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré (Brejinho de Nazaré); Paróquia do Senhor Bom Jesus (Ponte Alta do Tocantins); Paróquia N. Senhora do Carmo (Monte do Carmo) e Paróquia Santa Cruz (Luzimangues); Estavam presentes nessa reunião: Dom Romualdo Matias Kujawski, bispo diocesano; Mons. Juarez Gomes, vigário geral; Pe. Alex Daniel, assessor de pastoral da diocese; Mons. Jacinto; Mons. Juraci; Pe. Paulo Sérgio; Pe. Edimilson; Pe. Pedro; Pe. Kelton; Pe. Jackson; Pe. Élison, Diác. Marquinélio e Diác. Alexandre.

Iniciou-se a reunião, com oração e invocação da padroeira da diocese Nossa Senhora das Mercês. Após, em breve introdução, Dom Romualdo, citou para nossa reflexão, o apelo do papa Francisco que serve para todos nós: “sair de si e ir para as periferias, ir ao encontro do outro”, e acrescentou que devemos olhar também para as nossas periferias pessoais. Diante disto, urge uma necessidade de formular uma linha pastoral para a diocese, preservando seus carismas sem perder a qualidade dos trabalhos pastorais, sobre tudo enfatizar a missão evangelizadora.

Esta reunião teve como objetivo a escolha do vigário forâneoe assessores das pastorais familiar, juventude e vocacional. Para a assessoria da pastoral da Juventude permanece o Pe. Jackson, e para a assessoria da pastoral vocacional o Pe. Edmilson que atualmente é reitor do seminário propedêutico. Para o cargo de vigário forâneo foi eleito o Pe. Jackson que contará com o auxílio do Pe. Élison para a maior abrangência do ministério pastoral.

Seguido da eleição do vigário forâneo, discutiu-se quem seria o assessor da pastoral familiar. Em relação a esta pastoral, Pe. Pedro elencou que é preciso um assessor da CNBB para a instalação dessa pastoral, pois em nossa forania temos o ECC e a pergunta que surgiu foi: Como seria essa pastoral? Para a coordenação desta pastoral foi indicado Pe. Pedro. Seguindo a reunião Dom Romualdo orientou que devemos ter comunhão, buscando unidade e na pastoral não esquecer o nosso diretório dos sacramentos e as diretrizes pastorais da diocese.

Diante das prioridades pastorais, Mons. Jacinto mencionou que se deveria acrescentar a Catequese, pois esta é parte orgânica da dimensão pastoral, e é preciso motivar o povo para a vivência cristã. Dom Romualdo pediu para que os párocos façam assembleias paroquias para levantamento das pastorais ativas.

Despois das partilhas e discussões sobre a questão pastoral da diocese passou para a reflexão dos assuntos administrativos: referiu-se que as coletas nacionais sejam repassadas via cúria diocesana; é necessário preparar um curso para as secretárias paroquiais, o agendamento deste curso será marcado pelo vigário forâneo. Dom Romualdo instruiu aos párocos, para que cumpram as datas limites de entregas das pastas administrativas na cúria diocesana, e destacou sobre a importância de repassar, via cúria, as coletas nacionais.

No final da reunião, comunicou que o I Congresso Missionário do Tocantins acontecerá em Guaraí nos dias 18 a 20 de outubro. Relembrou aos padres a data da VI Sessão do Sínodo Diocesano nos dias 20 e 21 de setembro em Aliança do Tocantins. Comunicou que a Romaria da Juventude diocesana acontecerá no dia 23 de Novembro, em consonância com a VII sessão sinodal, no Santuário Diocesano Senhor do Bonfim.

Impeliu os párocos para cumprirem o compromisso assumido com as doações de equipamentos funcionais e de mobílias para o seminário propedêutico de São José. Em sequência, comunicou que nos dias 14 e 15 de outubro, se realizará a formação do clero no Centro de Formação Dom Alano em Gurupi.

Ainda, comunicou-se as datas das Ordenações Presbiterais: Diác. Francinaldo para o dia 09 de novembro às 18h, em Taguatinga na Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Diác. Luiz Alberto da Silva para o dia, 07 de Dezembro em Jaú do Tocantins às 19:00h e a do Diác. Marquinélio para o dia 08 de Dezembro em São Valério as 9h.

 Pe. Alex Daniel, assessor diocesano de pastoral.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

março 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Retiro dos…
2
3
4
  • Reunião do…
5
6
7
8
9
10
  • Forania de…
11
12
13
14
15
16
17
18
  • Freiras
19
20
  • Congresso …
21
  • Congresso …
22
23
  • Forania de…
24
  • Forania de…
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This