VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Romaria atrai 60 mil pessoas

Aconteceu entre os dias 06 a 17 deste mês no pequeno Povoado do Bonfim município de Natividade a Romaria do Senhor do Bonfim a maior festa religiosa do Estado do Tocantins. Todos os anos milhares de romeiros são atraídos ao pequeno povoado para assim pagarem suas promessas e reacender a chama de fé presente em cada um diante da imagem do Senhor do Bonfim.

O evento com seu ponto alto na celebração do dia 15 contou com a presença de mais 60 mil peregrinos vindos das diversas partes do Estado bem como de outros lugares do Brasil com Goiás, Bahia e Mato Grosso.

Com o tema Romaria do Senhor do Bonfim revigorando a fé com a Juventude, a equipe organizadora buscou destacar o papel do jovem na Igreja bem com a sua missão a vida da mesma.

Nas diversas reflexões pregadas pelo Bispo diocesano Dom Romualdo Matias o ponto de partida de suas homilias foram a Fé no “Jesus de Bonfim”. Segundo ele “precisamos viver o que o Senhor nos chama, para assim sermos suas verdadeiras testemunhas. Temos que nos deixar tocar por sua cruz”. Matias ainda chamou a atenção dos cristãos exortando-os para que “não se deixem seduzir pela sociedade pós-moderna, mas que tenham a coragem de viver o Evangelho e de seguir a Jesus Cristo verdadeiramente”.

Para o Reitor do Santuário do Senhor do Bonfim Pe. Jota Bispo de Macedo a Romaria “é o encontro do povo de Deus com seu Senhor, uma vez que é o Senhor do Bonfim que está com seus braços abertos na cruz que chama a todos. Esse é o mistério do Bonfim, nós não chamamos os peregrinos, mas é o próprio Senhor que chama a cada um a vim a este povoado para rende-lhe as suas homenagens”. O reitor ainda destacou de cada romeiro deve voltar para suas comunidade com a paz de consciência para ajudar aqueles que precisam por onde passarem.

O peregrino Tales Valente destacou que a Romaria do Senhor do Bonfim “não é um sacrifico, mas sim uma alegria a motivação da Fé, pois é isso que o mundo precisa”.

Jornalista: Seminarista Wesley Borges Fernandes

Romaria

ASSINE NOSSA NEWSLETTER