Notícias das Paróquias e Foranias

Santa Missa da Vigília Pascal renova o batismo dos fiéis neste sábado de aleluia

No último sábado (20/04) na Matriz de Santo Antônio em Gurupi fiéis rezaram pela vigília Pascal e pela ressurreição de Cristo Jesus presidida pelo Pe. Eldinei Carneiro.  De acordo com a doutrina da Igreja Católica a celebração é um rito a qual a Vigília faz parte do Tríduo Pascal, que teve início com a Missa com o Rito do Lava-pés na Quinta-feira Santa, quando Jesus institui a Eucaristia. É um momento de silêncio e reflexão para os Cristãos, pois é a celebração mais importante para a Igreja Católica em todo o mundo por ser a celebração oficial da ressurreição de Jesus.

A celebração inicia a luz de velas como sinal da  Liturgia da Luz, e depois segue a Liturgia da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. O padre entra com o Sírio Pascal durante a celebração. O Círio Pascal é uma vela branca que representa a Luz de Cristo. … Um novo Círio Pascal é aceso a cada ano, na Páscoa, e é usado durante o Tempo Pascal.

Ao longo do ano a vela é acesa em ocasiões especiais, dependendo da tradição, como batismos e funerais. Uma fogueira é acessa no início da celebração  que simboliza o novo fogo e o esplendor do Cristo ressuscitado dissipando as trevas do pecado e da morte.

 Pe. Eldinei Carneiro em sua homilia comentou sobre a palavra da primeira leitura (Génesis 1:1–2:2); Segunda Leitura (Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18) e evangelho (Lc 24,1-12), e salmo. ” Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido”. “O que devemos levar para casa é que a recompensa maior da fé é que Deus nos amou com profundidade, não só para nos salvar , mas o ato de amar é um ato de inteligência, da reciprocidade”. ” Pai então em tuas mãos eu te entrego”. e concluiu dizendo que Deus morreu por inveja e que nós devemos tirar isso do nosso coração, a maldade e o querer pelo  poder.

Por : Adriana Castelo Branco

Pastoral da Comunicação Social

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

abril 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
  • Forania de…
8
9
10
11
12
  • Assembleia…
13
14
15
16
  • Voo: LA 45…
17
18
  • Diaconato
19
20
  • Forania Ta…
21
  • Forania Ca…
22
23
24
25
26
27
28
29
  • Pastoral d…
30

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This