UM MINUTO COM MARIA

Segunda-feira de Pentecostes: a partir de agora, uma nova festa mariana!

Com um Decreto publicado no sábado, 3 de março de 2018, pela Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, o Papa Francisco determinou a inscrição da Memória (1) da “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja” no Calendário Romano Geral. Esta memória será celebrada, todos os anos, na Segunda-feira depois de Pentecostes.

Tal decisão de Roma é muito importante. É a primeira vez que a Igreja instaura, oficialmente, uma festa da Virgem Maria como Mãe da Igreja, desde que o Papa Paulo VI, no Concílio Vaticano II, acrescentara à constituição dogmática Lumen gentium, um parágrafo declarando a “Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja”. Desde então, para celebrar Maria, Mãe da Igreja, havia, apenas a possibilidade de missas votivas, ou seja, “dedicadas a intenções particulares”.

Ao assinar este decreto, o Papa Francisco deu um forte destaque à maternidade de Maria para toda a Igreja, quer seja a Igreja ministerial (consagrados religiosos e ordenados), ou o conjunto dos leigos do povo de Deus.

Sabemos até que ponto o Santo Padre deseja atribuir toda a importância ao papel materno de Maria na Igreja, mas também ao papel materno da própria Igreja, diante do mundo, tendo a Virgem Maria como exemplo. A instauração desta bela festa de Maria, Mãe da Igreja, é, pois, um novo avanço no que se refere à compreensão da natureza da Igreja, e também, na compreensão do papel da mulher na Igreja. Nossa devoção mariana torna-se mais reforçada, permitindo que cheguemos a Jesus, por Maria, como disse São Luís Maria Grignon de Montfort.

_______________________________

(1) Trata-se, aqui de uma « Memória obrigatória». Chama-se « Memória » o grau de celebração litúrgica que vem depois da Solenidade e da Festa. Não se trata, apenas, da Missa, mas o ofício deve ser celebrado em honra do santo. Fala-se, então, de “Memória obrigatória”, em oposição a “Memória facultativa”, indicando a celebração de um santo, de quem se pode fazer memória, no oficio, e em honra de quem podemos celebrar a Missa.

L’équipe de Marie de Nazareth

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

agosto 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
  • Ministros
22
23
24
  • Norte3
25
26
  • Dentista
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This