Sem Maria, a Igreja arrisca de “se desumanizar”

As bem-aventuranças e o estilo de vida dos fieis e da Igreja: eis o tema da meditação com a qual o Padre português, pregador, concluiu, na sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018, o retiro da Quaresma do Papa Francisco e da Cúria Romana, na Casa do Divino Mestre, em Ariccia, a uns 25 km, a sudeste de Roma.

Esta meditação seguia o fio condutor do Discurso sobre a montanha e do ensinamento das Bem-aventuranças. Assim, o pregador evocou a “beatitude da sede” e a “beatitude de Maria”.

Na verdade, o padre José Tolentino vê a Igreja num “estilo mariano”: Maria “hospitaleira”, à escuta, e “aberta para a vida”; Maria “honesta”, em relação a Deus; Maria “à serviço” de um projeto “mais amplo”. Sem Maria, concluiu, a Igreja arrisca de “se desumanizar”, de se tornar “funcionalista”, “uma usina febril, incapaz de se assentar”.

Zenit