Semana da Família: “tempo de olhar para grande dom de Deus”, afirma dom João Bosco

De 13 a 19 de agosto, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Família, que este ano tem como tema “Família, uma luz para a vida em sociedade”. De acordo com o bispo de Osasco e presidente da Comissão para a Vida e a Família, dom João Bosco Barbosa de Sousa, este será um momento de “olhar para esse dom de Deus que é a família”.

A intenção é que a Semana Nacional da Família seja um momento de aprofundar as grandes questões que envolvem a família no mundo de hoje. Dom João Bosco ressalta que a preparação e a celebração da Semana Nacional da Família vão além do âmbito dos grupos paroquiais que se dedicam à família: “O papa Francisco pediu para que todas as comunidades se envolvessem com a família, fizessem dela o centro da ação evangelizadora, então o melhor jeito da gente se preparar é aproximando os nossos grupos, as nossas pastorais, os nossos sacerdotes, diáconos, todos os agentes da Igreja. Não para que fique só na igreja, mas para que possa levar o tema da família como luz para a sociedade”.

Para animar este momento de valorização da instituição familiar, a Pastoral Familiar propõe como subsídio o livreto “Hora da Família”. Editado anualmente, o material apresenta reflexões sobre temas relacionados à vida em família e à atuação da Pastoral Familiar. Neste ano, o subsídio tem como tema “Família, uma luz para a vida em sociedade” e está em sintonia com o impulso da Igreja no Brasil para que seja percebida a importância das ações dos cristãos leigos e leigas na sociedade. O material propõe os sete encontros da Semana Nacional da Família, Leitura Orante da Palavra e celebrações em família.

Hora da Família: Família, uma Luz para a Vida em Sociedade

O assessor da Comissão para a Vida e a Família, padre Jorge Alves Filho afirma que já foram vendidos 275 mil exemplares. Questionado sobre o que esse número representa, ele é enfático. “Em geral ficamos a cada ano em torno deste número de tiragem, mas isso significa para nós que as famílias estão sedentas de refletirem sobre o tema, por isso, as comunidades eclesiais, as paróquias, os movimentos, aqueles encontros que trabalham com família e serviços fazem essa aquisição para justamente proporcionar para elas, e para as comunidades eclesiais a reflexão sobre o ser família”, garante.

Vivência

Para vivenciar a Semana Nacional da Família, padre Jorge comenta algumas ações que podem ser feitas pelas comunidades e grupos durante o período. “As comunidades de fé têm se preparado e são várias as oportunidades e criatividades. Em geral, se faz os círculos bíblicos como acontece em alguns lugares, mas também o nosso subsídio ele não se encerra no dia 19 de agosto. É um subsídio que você tem para usar durante o ano, como um material da família, por isso, também nós orientamos as pessoas a usarem aqueles temas que tem, são sete encontros, para fazerem a reflexão em casa, na catequese. O subsídio está aí, ele não se encerra, ele é sempre atual e é uma possibilidade de nós refletirmos sobre a família e sobre esta vocação e missão que a família tem”.

O “Hora da Família” é distribuído pela Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar (Secren). Encomendas podem ser feitas pela Loja virtual: www.lojacnpf.org.br, pelo telefone: (61) 3443-2900 ou ainda pelo e-mail [email protected]. O material também é distribuído pelos casais coordenadores e agentes da Pastoral Familiar nos regionais e dioceses.