No ultimo dia 19 de março, Solenidade de São José, esposo da Bem Aventurada Virgem Maria, em missa na Catedral de Porto Nacional, o padre Douglas Lira, reitor do Seminário Diocesano São José, em nome do bispo diocesano que se recupera de Covid-19 em sua residência, presidiu a abertura do Ano Jubilar do centenário do Seminário São José de Porto.
Criando por Dom Raymundo Domingos Carrerot, primeiro bispo de Porto Nacional, em 1922, o seminário logo se estabeleceu como uma referencia para a formação acadêmica e cultural do norte goiano. Entre seus formandos mais ilustres, temos o Pe. Luso de Matos, tido como santo pela devoção popular.
Atualmente o seminário abriga os seminaristas da primeira etapa da formação, o propedêutico. Nesta etapa, os jovens vivenciam melhor o seu sim dado a Deus e a Igreja e se abrem a formação integral: humana, espiritual, intelectual e pastoral. Ao final da missa houve a apresentação dos símbolos jubilares e o pároco da catedral, Pe. Jucimar Ribeiro, fez a entronização de uma imagem de São José em um nicho no altar mór, ao lado de Nossa Senhora das Mercês.
Dentro das programações deste ano jubilar, está a ordenação diaconal do seminarista Wanderson Sena, no próximo dia 26 de março, as 10h00, com transmissão pelo Instagram do Seminário (@seminariosaojoseportonacional) e pelas redes sociais da Paróquia Sto. Antônio de Gurupi.
CONHEÇA OS SÍMBOLOS JUBILARES