Seminaristas do primeiro ano da configuração recebem Admissão às Ordens Sacras na solenidade de São Pedro e São Paulo

No último domingo, 30/06, na solenidade de São Pedro e São Paulo, em nossa centenária catedral diocesana, Dom José Moreira da Silva conferiu a Admissão às Ordens Sacras a cinco seminaristas de nossa diocese: Diêgo Balduino, Iago de Oliveira, Lucas Matheus, Uéverson Cirqueira e Wesley Gonçalves. Esses seminaristas estudam e residem no Seminário São José, em Mariana, Minas Gerais.

De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), “o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato”.

Em sua homilia, Dom Moreira destacou que o serviço do sacerdócio não é isento da cruz e que o modelo sacerdotal deve ter como exemplo as figuras de São Pedro e São Paulo. Ele também ressaltou a alegria, como bispo diocesano e primeiro animador vocacional da diocese, em poder acolher esses cinco jovens que dão um passo maduro na continuidade do processo formativo em vista do sacerdócio.

No final da celebração, Pe. Douglas Aires de Lira, reitor do Seminário São José e responsável pela formação dos futuros presbíteros de nossa diocese, expressou sua alegria em ver sua primeira turma, desde que assumiu o seminário, dando este maduro “sim” perante Cristo e todo o povo de Deus.

A missa foi concelebrada pelos sacerdotes Eldinei Carneiro, pároco da catedral; Rafael Ferreira, pároco de Conceição; e Pe. Douglas Aires, magnífico reitor do Seminário São José. Nossa diocese de Porto Nacional se alegra muito por este passo dado por nossos seminaristas. Continuemos a rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas. Nossa Senhora das Mercês, rogai por nós!

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER