Seminaristas participam de aula de prática Sacramental (Batismo, Eucaristia,Matrimônio)

Às aulas que aconteceram em Natividade, dos dias 13 a 15 setembro, reuniu  o Diácono Wanderson Sena que será ordenado presbítero 12 de outubro às 10h em Brejinho de Nazaré, e os seminaristas Aniel Rodrigues, Pablo Luiz e Thiago Augusto, que serão ordenados diáconos dia 27 de dezembro às 10h, na Catedral Nossa Senhora das Mercês.

Às aulas foram  assessoradas pelo mestre de cerimônia da diocese e Vigário Foranio da forania de Natividade , o padre Marquinélio que aplicou no decorrer destes dias seu estudo a partir de uma pergunta chave: “O que é celebrar?”.

Dessa interpelação, o padre trabalhou um conteúdo abrangente, envolvendo caráter da Presidência Litúrgica, a Teologia da celebração, as orações litúrgicas, o sentido da configuração sacerdotal na Pessoa de Cristo, abordou ainda, pontos da Sacrosanctum Concilium, Constituição conciliar que fala sobre a Liturgia e por fim falou da Arte e da Celebração. “Sendo um culto perfeito a Deus, Ele se permite alcançar, ao momento em que se rebaixa aos nossos símbolos e se faz deles para manifestar-se, usufrui dos elementos materiais para buscar o homem, e tudo é vivido na liturgia no ritos e preces.”

PASCOM-Diocese de Porto Nacional