Sem categoria

Ser cristão não é um privilégio – na missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que se deve anunciar o Evangelho com humildade

2014-02-07 Rádio Vaticana

Na missa desta sexta-feira na Capela da Casa de Santa Marta o Papa Francisco afirmou que se deve anunciar o Evangelho com humildade pois ser cristão não é um privilégio.

O Evangelho de hoje relata-nos a trágica morte de João Batista. Herodes manda-o matar para agradar à sua amante Herodíade. João – considerou o Papa Francisco – teve um tempo breve de vida, ele que tinha vindo para preparar o caminho para o Messias. João acaba nas mãos da corte de Herodes que estava em pleno banquete: “Quando existe a corte é possível fazer de tudo: a corrupção, os vícios, os crimes. As cortes favorecem estas coisas. Anunciou que estava próximo o Salvador, o Senhor e estava próximo o Reino de Deus. E tinha-o feito com força. E batizava. Exortava todos a converterem-se. Era um homem forte. E anunciava Jesus Cristo.”

“Mortes humilhantes. Mas também João teve o seu Jardim das Oliveiras, a sua angústia na prisão, quando acreditava ter-se enganado e manda os seus discípulos perguntar a Jesus: Mas diz-me, és tu ou enganei-me e é outro? A escuridão da alma, aquela escuridão que purifica, tal como Jesus no Jardim das Oliveiras. E Jesus respondeu a João como o pai respondeu a Jesus, confortando. Aquela escuridão do homem e da mulher de Deus. Penso neste momento na escuridão da alma da Beata Teresa de Calcutá? Ah a mulher que todo o mundo louvava, Premio Nobel! Mas ela sabia que num momento da sua vida, longo, havia só a escuridão dentro.”

João Batista não se apoderou da profecia – salientou o Papa Francisco – João é o homem que anuncia Jesus Cristo. E tudo começou com um encontro, aquele entre Isabel e Maria em que João dançou de alegria no seio de sua mãe. Segundo o Santo Padre João não se mete no lugar de Jesus fazendo-se ele próprio discípulo de Jesus Cristo. “Vai-nos fazer bem hoje, a nós, perguntarmo-nos sobre o nosso discipulado: anunciamos Jesus Cristo? Aproveitamos ou não aproveitamos da nossa condição de cristãos como se fosse um privilégio? João não se apoderou da profecia. Vamos pelo caminho de Jesus Cristo? O caminho da humilhação, da humildade, do rebaixamento para o serviço? E se nós acharmos que não estamos firmes nisto, perguntemo-nos: ‘Mas quando foi o meu encontro com Jesus Cristo, aquele encontro que me encheu de alegria?’ E voltar ao encontro, voltar à primeira Galileia do encontro, Todos nós temos uma! Voltar lá! Reencontrarmo-nos com o Senhor e andar para a frente neste caminho tão belo, no qual Ele deve crescer e nós diminuir.” (RS)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

maio 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Diácono Ad…
2
3
4
  • Pastoral d…
5
6
7
8
  • Crisma
9
10
11
  • Compromiss…
12
13
14
15
  • Crisma
16
  • Crisma
17
18
  • Encontro d…
19
20
21
22
  • Crisma
23
  • Crisma
24
25
26
  • Forania Pa…
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This