Na manhã de quinta, 08 de dezembro, a comunidade reuniu-se para celebrar a Missa Solene em Louvor a Nossa Senhora da Conceição, a qual foi presidida pelo vigário paroquial padre Thiago Zanardi e concelebrada pelo pároco padre Luiz Alberto.
Durante a homilia, feita pelo padre Luiz Alberto, pároco, ele lembrou da importância da celebração da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, que é a padroeira de Campos belos. Portanto, desde os primórdios, os primeiros moradores da cidade a partir de sua devoção, a escolheram como santa de devoção. O dogma da Imaculada Conceição, proclamado 1854, relembra no coração de cada um que Maria é imaculada, ou seja, preservada do pecado. A liturgia deste dia traz em sua essência um convite ao sim e à fidelidade de Deus.
Na primeira leitura, através da ação de Eva é possível perceber que, diferente de Maria, ela não ouviu o chamado de Deus, sua infidelidade não permite. Adão e Eva, naquele momento, não permitem que a ação de Deus os toque. Contudo, Deus não se cansa dos seus, Ele sempre tem algo a mais a oferecer aos seus, mesmo diante do pecado.
Ao celebrar a solenidade da Virgem Maria, depois de contemplar a luz dos povos, a “Lumen Gentium”, é possível perceber que Deus prepara alguém especial, uma mulher cheia de graça, Maria transborda de graças, de forma a resplandecer o amor do Criador, escolhida para mãe do Salvador.
Em Maria, contempla-se o chamado, o sim e a fidelidade. Por isso, caminhando com Maria, cada um é chamado a viver o seu chamado e fidelidade. Escolhida por Deus, entre todas as mulheres, cuidada por Santa Ana e São Joaquim, que a educam inspiradas nos princípios do Senhor.
Transbordando todas as graças que Deus poderia lhe conceder, a missão de Maria é restaurar a humanidade a partir de seu Sim, pois o Emanuel, Deus conosco, é o Deus que salva a todos, aquele que viveu sua morte de cruz e que ressuscitou. Concluindo, ele citou a reação de Maria que, embora perturbada diante da saudação do anjo, ela confia. Entregues à ação do Espírito Santo, como Maria, cada um de nós nos tornamos capazes de ouvir o chamado e os colocar a serviço do reino.
PASCOM – Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Campos Belos – Goiás
