Sem categoria

Solenidade de Corpus Christi

A Eucaristia é fonte e centro de toda vida cristã. Nela, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo

A Festa de Corpus Christi surgiu no século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258), que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra à Sagrada Eucaristia.

A Festa de Corpus Christi é a celebração em que, solenemente, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. Nessa festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda vida cristã. Nela, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Aconteceu que, quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isso ocorreu, porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia São Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giácomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou, diante da relíquia eucarística, as palavras: “Corpus Christi”.

Em 11 de agosto de 1264, o Papa aprovou a Bula Transiturus de mundo”, na qual prescreveu que, na quinta-feira, após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra ao Corpo do Senhor.

Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège como festa diocesana, tornando-se uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica e, depois, no século XIV, em todo o mundo, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada, todos os anos, na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Prof. Felipe Aquino

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

maio 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Diácono Ad…
2
3
4
  • Pastoral d…
5
6
7
8
  • Crisma
9
10
11
  • Compromiss…
12
13
14
15
  • Crisma
16
  • Crisma
17
18
  • Encontro d…
19
20
21
  • Par. Divin…
22
  • Crisma
23
  • Crisma
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Notícias Diocesanas

Solenidade de Corpus Christi

Porto Nacional – TO, 19 de Junho de 2014

A solenidade de Corpus Christi celebrada na Paróquia da Catedral de Nossa Senhora das Mercês foi marcada pelo grande interesse e expressiva participação dos fiéis católicos da Cidade.

A Santa Missa, celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Romualdo Kujawski, e concelebrada pelo Pároco Pe. Pedro Nunes de Novais, Mons. Juraci Cavalcante e Pe. Paulo Sérgio Maya, teve lugar no Centro Cultural de onde, logo após, partiu a procissão em direção à Catedral.

Durante a homilia, o Senhor Bispo ressaltou a importância desta festa que é uma das mais importantes demonstrações públicas de fé na Santíssima Eucaristia. Lembrou que durante estes anos de pastoreio na Diocese de Porto Nacional, já conhece bem as famílias e as pessoas, para as quais, dispõe inteiramente todo o seu amor paternal.

Dom Romualdo insistiu no fato de que a liberdade que temos no Brasil de poder sair pelas ruas demonstrando, sem receios, a fé e a adesão à pessoa de Jesus Cristo tem um valor inestimável, que jamais podemos perder. Somos um povo de piedosa religiosidade a qual deve continuar sendo respeitada, mesmo por aqueles que cultivam outras relações com Deus.

Ao final, já no interior da Catedral, concedeu a bênção do Santíssimo Sacramento a todo o povo presente.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This