VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

TRADICIONAL NOVENÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS ESTÁ MOVIMENTANDO A COMUNIDADE CATÓLICA EM ALVORADA (TO).

A maior festa tradicional cristã católica da cidade de Alvorada (TO), Diocese de Porto Nacional, está movimentando toda a sociedade desde o dia 25 de setembro. Trata-se do Novenário em honra ao Padroeiro, São Francisco de Assis, cujo o tema é “Eu vim para servir” (cf. Campanha da Fraternidade 2015) e o lema “A Oração de São Francisco de Assis”. Durante as missas faz-se a reflexão de um verso da oração.

Os fiéis devotos de Francisco de Assis têm participado ativamente da programação do festejo, que a cada dia é inovado pelo seu guia espiritual e pároco, Padre Jucimar Souza Ribeiro e realizado por toda a comunidade. “Temos procurado levar o Cristo de forma simples, como nos testemunha o jovem de Assis. Não poderia também deixar de ressaltar a importância dos gestos que temos presenciado de nosso amabilíssimo Papa Francisco, de uma Igreja próxima da sociedade, em verdadeira saída missionária“, relatou Jucimar.

A buscada do mastro aconteceu dia 19 de setembro sob a coordenação do casal Osvaldo e Maronice Figueiras que são Capitão do Mastro e Alferes da Bandeira, respectivamente. O mastro é uma tradição antiga católica e expressa (quando levantado) Cristo como o centro do universo, por sua ponta estar direcionada aos céus e também por designar que a comunidade está em festa, orando e confraternizando.

No dia 25, para iniciar com muita animação, a comunidade reuniu-se às 05 horas da manhã a fim de realizar a conhecida “Alvorada Festiva”, com uma grandiosa carreata conduzida pela imagem de São Francisco, passando por todas as capelas e setores do município. Ao término da carreata, o pároco realizou a bênção dos veículos, motoristas e das pessoas que participaram desse momento de alegria e fé. “Ver a comunidade se reunir para celebrar o festejo de seu padroeiro é relembrar do povo antigo, daqueles que fizeram nossa fé católica crescer e permanecer viva até hoje. Eu, particularmente, saí de Porto Nacional para prestigiar esse momento marcante“, vibrou o jovem seminarista Wanderson Sena. Revivendo os mesmos sentimentos das primeiras comunidades cristãs, toda a comunidade presente participou do café solidário, no qual todos contribuíram com lanches trazidos de casa, repartindo o dom da partilha.

A noite foi cercada de muita animação. Às 19 horas foi realizada a levantada do mastro e, às 19h30, a santa missa de abertura, que foi presidida por Pe. Jucimar. Na homilia o padre partilhou a importância de Francisco na sua vida sacerdotal. “Meu discernimento vocacional foi feito lendo a história desse jovem que se despojou de todos os bens para viver a pobreza e seguir o Cristo, contemplando a natureza e promovendo a paz“.

O segundo dia de novena foi abrilhantado com a solenidade de transição da Equipe dos Coroinhas e Acólitos para Pastoral dos Coroinhas e Acólitos e celebrado o rito de admissão de 12 novos coroinhas ao serviço do altar da paróquia. O pároco, em sua homilia, enfatizou a passagem bíblica do Salmo 68,10 – “O zelo pela tua casa me consome” – levando a uma profunda reflexão sobre a importância em se ter zelo pelo que é sagrado.

IMG-20150928-WA0011 (1)

 FESTIVAL DE MÚSICA

Após a missa do segundo dia do novenário, dia 26 de setembro, foi realizado o festival de música num palco montado e estruturado por membros da comunidade, com tenda e belíssima ornamentação. A abertura do festival foi realizada por alunos do Colégio Estadual de Alvorada, que interpretaram a música internacional “Ave Maria” de Beyonce. O professor de violão e também jurado do festival, Arion Reis, realizou uma apresentação instrumental com seu violão, seguido de uma música MPB.

Ao todo foram nove apresentações musicais, com a seguinte classificação final:

 Rayssa Lima – Premiação: 300 reais.

2º Cláudia Amorim e Ana Cristina – Premiação: 250 reais.

 Brenda Rayssa – Premiação: 150 reais.

 Enivaldo e Donat – Premiação: 50 reais.

Para assistir a apresentação de Rayssa Lima clique aqui.

12083800_1065834603461949_1405569997_n

 CORRIDA DAS ARGOLAS

Nos dias 26 e 27 de setembro, aconteceu a chamada “Corrida das Argolas” na pista ao fundo do Estádio Municipal Elias Natan. Foi disputado pelas equipes amarela, vermelha, azul e verde.

Sagrou-se campeã a equipe azul. Todos os organizadores e competidores estão de parabéns.

IMG-20150928-WA0025

CAMPEONATO DE FUTSAL MASCULINO E VÔLEI FEMININO

A inovação é a principal fonte de aproximação da igreja com a sociedade. Com o intuito de promover a prática esportiva e vencer desafios de trazer o jovem para o seio da comunidade é que o pároco, juntamente com a Juventude Missionária, Terço dos Homens e Pastoral da Acolhida organizaram o 1º Campeonato de Futsal e Vôlei da Paróquia São Francisco de Assis.

Alguns jogos foram disputados durante a manhã e a tarde do domingo, 27, e na segunda, 28, à noite. Cerca de 60 atletas, entre homens e mulheres, estão participando da competição.

Essa abertura para promover o encontro através da prática esportiva é válida, pois abre as portas da igreja e mostra que em qualquer lugar podemos ser missionários. Para ser um ‘jovem de igreja’ não é necessário deixar as atividades que gostamos de fazer de lado“, partilhou o jovem Sanderson Carvalho.

Os últimos jogos do campeonato deverão ocorrer no próximo final de semana, 03 e 04 de outubro, no Ginásio de Alvorada.

12071287_1065837126795030_430051246_n

MISSA DOMINICAL COM DOM ROMUALDO

Dom Romualdo, Bispo Diocesano de Porto Nacional, presidiu a missa do terceiro dia da novena e destacou a importância dos estudos das sagradas escrituras. “Hoje é o dia da bíblia e precisamos estudá-la como prática diária“, frisou.

O bispo ainda recebeu um quadro com a imagem de Cristo, a qual foi entregue em nome da comunidade em agradecimento à sua presença.

QUERMESSE

11201860_686888314744462_1089022177824581871_n (1)

Todos os dias da novena está acontecendo a quermesse, onde são vendidos quitutes deliciosos e leilões de prendas que os próprios paroquianos ofertam.Os recursos arrecadados serão empregados no término da construção do prédio do escritório paroquial.

ENCERRAMENTO DO NOVENÁRIO

O novenário segue até o dia 04 de outubro (domingo), com a missa intitulada “Missa do Vaqueiro”, às 09 horas da manhã, que celebra tradicional e solenemente o dia do padroeiro do município de Alvorada, São Francisco de Assis.

Os vaqueiros vão montados em seus cavalos até a igreja, entram em procissão e ofertam o ano que passou, com berrantes e louvores a Deus, recebendo graças e bênçãos.

Que São Francisco de Assis, nosso padroeiro, abençoe nossa comunidade. AMÉM!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER