Sem categoria

Tratando do Batismo, na audiência geral, Papa Francisco inicia novo ciclo de catequeses – sobre os Sacramentos.

2014-01-08 Rádio Vaticana

O Sacramento do Batismo foi o tema abordado pelo Papa Francisco na audiência geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro, num dia luminoso pleno de sol de inverno, não obstante a baixa temperatura.

Este o resumo em português da catequese desenvolvida mais extensamente em italiano:

“A Igreja é o sacramento universal da salvação que prolonga, na história, a ação salvífica e vivificante de Cristo. Na verdade, é Ele que regenera continuamente a comunidade cristã, com a força do Espírito Santo, e envia a Igreja a levar a todos a salvação com palavras e gestos, com a pregação e os sacramentos. O Batismo, juntamente com a Eucaristia e a Confirmação, forma a chamada «iniciação cristã», que nos configura com o Senhor Jesus e faz de nós um sinal vivo da sua presença e do seu amor. Ninguém pode batizar-se a si mesmo. Podemos pedir e desejar o Batismo, mas sempre precisamos de alguém que nos administre este sacramento em nome do Senhor. É um dom concedido num contexto de solicitude e partilha fraterna. Na verdade, não se trata de uma mera formalidade, mas, no Batismo, somos imersos naquela fonte inexaurível de vida que é a morte de Jesus, o maior ato de amor de toda a história; e, em virtude deste amor, podemos viver uma vida nova de comunhão com Deus e com os irmãos. Peçamos ao Senhor que nos faça experimentar cada vez mais, na vida diária, a graça recebida no Batismo. Quando os outros se cruzarem conosco, possam encontrar verdadeiros filhos de Deus, verdadeiros irmãos e irmãs de Jesus, verdadeiros membros da Igreja.”

O Santo Padre dirigiu depois “uma cordial saudação” aos peregrinos de língua portuguesa, encorajando-os a todos a viver o vosso Batismo como realidade atual da existência. “Não deixeis que vos roubem a vossa identidade cristã!” – exortou o Papa Francisco. E concluiu invocando sobre todos e suas famílias “a abundância das bênçãos do Céu”.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

dezembro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
  • Crisma
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This