Sem categoria

Um Sínodo para a Pan-Amazônia

Projeto do Papa Francisco para a Pan-Amazônia foi confirmado pelo presidente da Conferência Episcopal Peruana

Da redação, com Rádio Vaticano

Um Sínodo para os Povos de toda a Pan-amazônia: o projeto do Papa Francisco foi confirmado nesta terça-feira, 16, pelo Presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom Salvador Piñeiro García-Calderón.

Em entrevista ao L’Osservatore Romano, o arcebispo metropolitano de Ayacucho revela também ter agradecido ao Papa pela criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica, REPAM.

O Presidente da Rede, que encabeça também a Comissão Episcopal para a Amazônia no Brasil, é o Cardeal Cláudio Hummes. Satisfeito com a notícia de um futuro Sínodo regional, “que seria pastoralmente muito importante para quem trabalha lá”, Dom Cláudio frisa os dois principais desafios comuns dos 9 países que compõem a Pan-Amazônia: evangelizar e proteger os povos e o meio ambiente. Para isso, é necessário unir as forças: que é o que a REPAM vem fazendo.

“Em primeiro lugar, ele agradece ao Papa pela criação da REPAM. Isto é muito auspicioso porque mostra o apoio que a Conferência Peruana quer dar ao trabalho na Amazônia, sobretudo na peruana, neste caso. Ele agradece a REPAM como um novo serviço que anima, estimula e presta serviço à Igreja em toda a Pan-Amazônia”.

“Em segundo lugar, a notícia que ele está dando de que o Papa gostaria de fazer um Sínodo regional referente à Pan-Amazônia. Nós todos ficaríamos muito felizes se isto pudesse ocorrer. Creio que seria pastoralmente, e em termos de missão, muito importante para todos os que trabalham na Pan-Amazônia”

“Existem dois desafios fundamentais: o propriamente missionário, evangelizador da Igreja naquela região. A Amazônia tem estes grandes problemas comuns, desafios da realidade missionária evangelizadora… a presença da Igreja em toda a realidade pan-amazônica”.

“Outro nível é a questão ecológica: a importância da floresta Amazônica e a ameaça que ela está sofrendo de destruição, de degradação, de desmatamento, etc.”.

“Na parte da evangelização, creio que o grande desafio é unir mais as nossas forças, todos os que estamos na Pan-Amazônia. E esta é uma das propostas que a REPAM faz”.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

março 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Retiro dos…
2
3
4
  • Reunião do…
5
6
7
8
9
10
  • Forania de…
11
12
13
14
15
16
17
18
  • Freiras
19
20
  • Congresso …
21
  • Congresso …
22
23
  • Forania de…
24
  • Forania de…
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This