Sem categoria

Venezuela: o afeto do Papa aos participantes do Congresso Missionário Americano

2013-11-27 Rádio Vaticana

Maracaibo (RV) – O Card. Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, está em Maracaibo (Venezuela) como Enviado Especial do Santo Padre Francisco para o IV Congresso Missionário Americano (CAM 4) e o IX Congresso Missionário Latino-americano (COMLA 9), inaugurados na tarde desta terça-feira, 26 de novembro.

O Prefeito do Dicastério Missionário foi acolhido por Dom Diego Padron Sanchez, Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), e por Dom Ubaldo Santana Sequera, Arcebispo de Maracaibo e anfitrião deste grande evento missionário, e por outros Bispos das dioceses da Venezuela.

Na homilia da Missa de abertura, o Card. Filoni manifestou o afeto do Papa Francisco aos participantes e afirmou que o Congresso é uma oportunidade para refletir, passados cinco séculos de evangelização da América, como as pessoas vivem e creem.

“Precisamos nos perguntar o que predomina nas nossas Igrejas”, se é uma pastoral de conservação ou de anúncio; se é uma pastoral centralizada somente em nossas realidades americanas ou latino-americanas ou, ao contrário, aberta ao mundo; se nossa pastoral, às vezes perto dos pobres com as palavras, está na realidade distante deles. Temos que nos perguntar se a nossa pastoral está atenta em colocar Cristo em primeiro lugar ou se, ao contrário, como diz o Papa Francisco, é autor referencial, politizada, ideologizada, sem alma e formal.

Os trabalhos do CAM 4, até o próximo domingo, estão sendo transmitidos ao vivo, via satélite, pela televisão e também na internet. (BF)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

fevereiro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
  • Posse - Pe…
6
  • Posse de P…
7
8
  • Norte3
9
10
11
  • Posse - Pe…
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This