Ver a vida de Jesus através dos olhos de Maria!

Tomás Morales Pérez era um sacerdote jesuíta, cuja causa de canonização foi lançada em 8 de novembro de 2017, quando o Papa Francisco aprovou um decreto reconhecendo suas virtudes heroicas.

Padre Morales nasceu na Venezuela, em 1908, e faleceu na Espanha em 1994. Promoveu o desempenho dos laicos na Igreja e fundou o instituto secular, Cruzados e Cruzadas de Santa Maria. Ele mantinha uma devoção especial pela Virgem Maria e explicava que “o Rosário não é uma devoção particular à Virgem, mas ao Cristo, que centraliza de forma perfeita a vida dos batizados”. Mas, Padre Morales não minimiza o papel da Virgem Santíssima. Se o Rosário é a Igreja reunida com Maria, ele também é a Igreja que vê a vida de Jesus através dos olhos de Maria, “a maneira mais atrativa e eficaz, através de tudo o que a Virgem Maria vivenciou”.

“Sempre que rezava o terço por um pecador” ─ conta Padre Morales, se referindo ao Papa Pio VII ─, ele obtinha uma conversão”. E cita o conselho de Filipe II a seu filho, quando este se tornou rei da Espanha: “Se você quer a prosperidade em sua vida, não deixe de lado a recitação do Rosário.” Ele lembra como São Domingos converteu os albigenses com a ajuda do Rosário e como os cristãos o levaram à batalha de Lepanto, contra o Islam. “O Rosário não nos deixa surdos ao chamado de Cristo, mas prontos e diligentes para cumprir a sua vontade”, disse. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mateus 11, 15).

John M. GrondelskiFalls Church, em Virginie (Estados Unidos)